Como diagnosticar dislexia leve?
Lentidão na aprendizagem, dificuldade de concentração, palavras escritas de forma estranha, dificuldade de soletrar e troca de letras com sons ou grafias parecidas são alguns sinais de dislexia.
Qual exame que detecta dislexia
Diagnóstico da dislexia
Por isso, além da avaliação com o médico neurologista, o diagnóstico do distúrbio pode incluir a avaliação psicológica e/ou psicopedagógica, exame de audiometria, exame oftalmológico, testes de fluência verbal e avaliação do desempenho cognitivo.
O que é dislexia leve
Trata-se de um conjunto de sintomas, que resultam em pessoas com dificuldades com habilidades específicas de linguagem, particularmente a leitura. A dislexia é caracterizada por uma dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.
Como é feito o teste de dislexia
Teste de triagem de dislexia (DST) – este teste inclui uma série de perguntas escritas que avaliam a habilidade de leitura, escrita e soletração. Teste de triagem de leitura (LST) – este teste envolve a leitura em voz alta de uma série de frases e parágrafos que aumentam em dificuldade.
O que pode ser confundido com dislexia
Os dois são transtornos de desenvolvimento e são confundidos com frequência. Para deixar claro: o TDAH afeta habilidades de atenção do indivíduo e a dislexia está ligada especificamente às habilidades de linguagem e escrita. Ambos, quando não diagnosticados na infância, podem trazer dificuldades na idade adulta.
Quem pode dar o laudo de dislexia
Para o diagnóstico é importante a consulta com neuropediatra e fonoaudiólogo, assim como avaliação psicopedagógica, pois normalmente há vários fatores que podem ser confundidos no início do quadro. Não há exames específicos para o diagnóstico além da avaliação clínica cuidadosa.
Como Laudar dislexia
Deve-se ter a avaliação do Psicopedagogo , de um Fonoaudiólogo e um Psicólogo (avaliação neuropsicológica). De posse dessas 3 avaliações, consultar um médico, Neurologista ou Psiquiatra, que irá fazer sua própria avaliação e juntando-a com as outras 3, poderá então dar o laudo, em sendo esse o caso.
Como saber se tenho dislexia ou TDAH
TDAH, TDA e dislexia: como diferenciar? Na dislexia, há uma dificuldade na memorização e entendimento de atividades que envolvem letras ou números, ou seja, atividades verbais. Já no TDAH e TDA, essa dificuldade está relacionada apenas à memorização não verbal (espacial).
Quem tem dislexia tem direito a algum benefício
Nova lei prevê assistência integral a aluno com transtorno de aprendizagem, como dislexia e TDAH.
Quando suspeitar de dislexia
Lentidão na aprendizagem, dificuldade de concentração, palavras escritas de forma estranha, dificuldade de soletrar e troca de letras com sons ou grafias parecidas são alguns sinais de dislexia. Dislexia mista: é a união de dois ou mais tipos de dislexia.