Quem tem dermatite pode ficar no sol?

Perguntado por: egois . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

Quem tem dermatite atópica pode pegar sol? Pode sim! O sol vai ajudar na produção da Vitamina D, importante para o controle da Dermatite atópica. Além disso, os raios ultravioleta podem ajudar na cicatrização da pele.

O sol, o mar, as férias... são bons não só para a moral, mas também para a dermatite atópica que muitas vezes melhora no verão. Embora a luz UV (em pequenas doses!) tenha um efeito anti-inflamatório que reduz os sintomas do eczema, a pele ainda está seca e a barreira cutânea ainda é frágil.

Alguns fatores podem agravar ou desencadear a dermatite atópica e incluem: 1) sudorese excessiva (ambiente quente, variações repentinas de temperatura e roupas quentes), 2) baixa umidade no ambiente (aumenta o ressecamento da pele), 3) roupas de lã, tecidos sintéticos e ásperos (aumentam o prurido), 4) banhos longos ...

– Algumas pessoas que sofrem de dermatite atópica são alérgicas a determinados alimentos como, leite, ovos, trigo, soja. Evitar o consumo desses itens pode ajudar; – Evitar as substâncias irritantes. Elas são encontradas em detergentes, cosméticos, álcool, perfumes.

Quem tem Dermatite atópica pode ir à praia? A água do mar e o sol são amigos da dermatite atópica! Portanto, estão liberados. Evite apenas ir à praia quando estiver com as feridas em atividade, pois vão arder bastante e provocar bastante desconforto.

Preferir banhos com água morna a fria, pois a água quente ajuda a deixar a pele mais fragilizada; Evitar usar buchas ou esponjas, para evitar que a pele fique lesionada; Usar um sabonete hidratante ou uma loção de limpeza especial que respeite o pH da pele; Manter sua casa sempre limpa e sem acúmulo de poeira.

Use pomadas (como vaselina), cremes ou loções de duas a três vezes ao dia. Os hidratantes não devem ter álcool, perfumes, fragrâncias, corantes ou outras substâncias químicas. Um umidificador em casa também pode ajudar. Evite banhos muito quentes e demorados, não use sabonetes direto na pele lesionada.

A dermatite numular geralmente provoca coceira e inflamação caracterizada por manchas em forma de moeda, que apresentam bolhas minúsculas, crostas e escamas. A dermatite numular geralmente afeta pessoas de meia idade e idosos e surge acompanhada de pele seca, sobretudo no inverno.

3. Dermatite esfoliativa. É um dos tipos de dermatite mais agressivos, atingindo grandes áreas do corpo e provocando febre, calafrios, inchaço, descamação e o aparecimento de manchas avermelhadas no peito, nos braços e nas pernas, principalmente.

A dermatite de contato alérgica pode demorar várias semanas para desaparecer, depois que as pessoas não são mais expostas ao alérgeno. A dermatite de contato irritante geralmente se resolve mais rapidamente. Depois que as pessoas reagem a uma substância, elas geralmente reagirão pelo resto da vida.

“Não há cura definitiva no que se refere à nutrição, mas sabe-se que alimentos alergênicos, como leite, glúten, aditivos alimentares, trigo, soja, frutos do mar (camarão, ostra), ovos, amendoim, e carne de porco são responsáveis pelos sinais da dermatite atópica.

A hidratação é indispensável para quem sofre de dermatite atópica, uma vez que, a maior parte das pessoas nessa condição têm a pele seca. Outro cuidado importante é o de fortalecer a barreira da pele, ou seja, evitar o contato com agentes que podem desencadear uma crise de eczema atópico.

Conforme explica a dermatologista Gabriella Albuquerque, a dermatite pode se disseminar para regiões distantes do local de irritação. “Isso ocorre porque os mediadores inflamatórios liberados durante o processo não permanecem em um único lugar, eles se dispersam pelo organismo inteiro”.