O que piora a dermatite de contato?

Perguntado por: igouveia . Última atualização: 17 de julho de 2023
/ 5 3 votos

Ter estresse pode influenciar a dermatite, principalmente alterando a relação do paciente e aumentando a vontade de coçar mais; Por fim, consumir uma alimentação rica em corantes, conservantes e produtos químicos, que costumam piorar o quadro de dermatite.

Prevenção da dermatite de contato
As pessoas que têm dermatite de contato fotoalérgica ou fototóxica devem evitar a exposição ao sol. Existem, também, cremes de barreira disponíveis que podem bloquear certas substâncias, como o veneno da hera venenosa e resinas epóxi, evitando o seu contato com a pele.

Dentre as principais causas da dermatite de contato, destacam-se os sabonetes, detergentes, perfumes, cosméticos, níquel (um metal encontrado em bijuterias, relógios, e zíperes, entre outros), desodorantes, castanha de caju e até mesmo plantas.

Produtos irritantes
O uso de determinados produtos, como perfumes, maquiagens, tintas, entre outros, pode agravar a dermatite atópica. Isso ocorre porque eles agem como fatores irritantes para a pele. É fundamental escolher cuidadosamente os produtos usados na pele e evitar aqueles que possam causar irritação.

Quais fatores podem piorar a Dermatite Atópica? Alguns fatores são classicamente envolvidos na piora do quadro de dermatite atópica, dentre eles podemos citar: Hábito de tomar banho quente: a água quente leva à remoção da camada lipídica da pele, piorando o ressecamento.

O que evitar à mesa? Passe longe de avelã, amendoim, castanha-do-pará, ervilha, feijão, frutos do mar, nozes, kiwi, leite, lentilha, morango, ovo, soja, trigo e tomate. Geralmente, esses alimentos podem ocasionar alergias.

Normalmente é causada por produtos de uso diário. Além de atingir o local do contato, pode também acometer a pele à distância. Já o segundo caso, a dermatite de contato irritativa, acontece normalmente após o primeiro contato com químicos, como detergentes, por exemplo.

Alergia cutânea
Já as alergias de pele, como dermatite de contato, costumam ser as mais demoradas. Dependendo do caso, elas podem permanecer na pele por dias, semanas e até meses. A intensidade dos sintomas e a recuperação vai depender da forma de tratamento, do motivo que desencadeou a reação e do tempo de exposição.

Para tratar a dermatite de contato com sucesso é necessário identificar e evitar a sua causa. Quando o contato com a substância causadora cessa, a erupção geralmente regride em duas a quatro semanas.

A dermatite de contato alérgica é causada por uma reação alérgica a uma substância que entra em contato com a pele. Essa substância é conhecida como alérgeno e pode ser encontrada em diversos produtos, como cosméticos, perfumes, produtos de limpeza, medicamentos, metais, plantas e alimentos.

Medidas simples, como banhos rápidos de imersão em água morna e aplicar hidratante logo depois, ajudam a diminuir o desconforto dos sintomas da dermatite atópica.

Dermatite grave pode causar infecções
As complicações são mais comuns nos pacientes em que a dermatite está em estágio grave. Uma delas é a neurodermatite, que apresenta inicialmente sintomas parecidos com a dermatite, mas a intensa coceira agrava os sintomas, gerando um problema cíclico.

“Não há cura definitiva no que se refere à nutrição, mas sabe-se que alimentos alergênicos, como leite, glúten, aditivos alimentares, trigo, soja, frutos do mar (camarão, ostra), ovos, amendoim, e carne de porco são responsáveis pelos sinais da dermatite atópica.

Isso porque no período noturno, nosso corpo tem alterações hormonais. A produção de alguns hormônios cai, favorecendo o aparecimento das reações alérgicas. Já durante o dia, a produção hormonal reduz as reações inflamatórias e os sintomas tendem a diminuir.