Qual melhor exame para clamídia?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 15 votos

O Exame PCR (Reação em Cadeia de Polimerase) para clamídia é um teste genético, ele é útil porque o agente infeccioso cresce exclusivamente dentro das células do portador. A sensibilidade dos testes de DNA é em torno de 20% maior do que a da cultura do material genital.

A infecção por Chlamydia trachomatis genital em mulheres normalmente não apresenta sintomas. Os testes de PCR são os exames de escolha para o rastreamento e o diagnóstico das infecções urogenitais causadas pela bactéria Chlamydia trachomatis.

Diagnóstico da clamídia
O exame de sangue busca avaliar a presença de anticorpos específicos para clamídia. Quando esses anticorpos são encontrados, isso significa que a pessoa teve contato com a doença, mesmo que não exista qualquer manifestação evidente de sintomas.

Sintomas

  1. corrimento amarelado ou claro;
  2. sangramento espontâneo ou durante as relações sexuais;
  3. dor ao urinar e/ou durante as relações sexuais e/ou no baixo ventre (pé da barriga).

Chlamydia trachomatis, Urina – Amostra Isolada - R$203,00 - Labi Exames.

Clamídia Teste Rápido é um teste em membrana reativa para detecção qualitativa do antígeno da Chlamídia trachomatis.

A solicitação deve ser feita da seguinte forma: “solicito pesquisa de Chlamydia por captura híbrida” ou “solicito pesquisa de Chlamydia por PCR”. O material enviado ao laboratório da confiança do ginecologista será processado e o resultado poderá ser “negativo” ou “positivo”.

Chlamydia trachomatis, IgM - R$89,00 - Labi Exames.

Nem todas as pessoas contaminadas com clamídia apresentam sintomas, podendo a infecção passar despercebida por muitos anos.

O período entre a contaminação e a manifestação clínica é de aproximadamente 15 dias. Porém, em muitos casos, a clamídia é assintomática. Por isso, o risco de transmissão da doença é ainda maior. Alguns sintomas leves podem aparecer, e reconhecê-los o quanto antes faz a diferença para o tratamento.

O exame de sangue utilizado para o diagnóstico da clamídia busca, em uma amostra de sangue, a presença de anticorpos específicos para a bactéria, já que desde o momento da contaminação é possível observar atividade do sistema imune combatendo as bactérias.

Aumento da secreção vaginal ou secreção purulenta. Desconforto durante o sexo. Sangramento vaginal após a relação sexual pequeno ou espontaneamente. Ardor ao urinar.