Pode tomar 2 comprimidos de azitromicina de uma vez só?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 16 votos

A azitromicina tornou-se um antibiótico muito popular devido à sua confortável posologia, que costuma ser de apenas 1 comprimido diário por 3 a 5 dias. Há infecções, inclusive, que podem ser tratadas com uma dose única desse antibiótico.

Infecções da pele e tecidos moles (músculos, tendões, gordura); Otite média (infecção do ouvido médio) aguda; Doenças sexualmente transmissíveis não complicadas nos genitais de homens e mulheres, causadas pelas bactérias Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae.

Uso em adultos: Para o tratamento das doenças sexualmente transmissíveis (DST) causadas por Chlamydia trachomatis, Haemophilus ducreyi e Neisseria gonorrhoeae suscetível, a dose é de 1000 mg em dose única. Uso em pacientes idosos: A mesma dose utilizada em pacientes adultos pode ser utilizada em pacientes idosos.

A azitromicina comprimidos revestidos pode ser administrada com ou sem alimentos. Este medicamento deve ser administrado em dose única e diária.

Não se deve exceder a dose diária de 500 mg. 200mg (5mL) em dose única diária, durante 3 200mg (5mL) no 1º dia, seguido por 100mg (2,5mL) durante 4 dias, administrados em 600mg Page 13 AZITROMICINA_SUS_OR_VP dias.

Posologia – Como tomar
A azitromicina pode ser tomada em jejum ou junto com a comida. O medicamento deve ser tomado apenas uma vez por dia.

Seu pico de ação é após 2 a 3 horas da administração oral do medicamento. Para que seja feito o diagnóstico preciso e que sejam dadas as orientações corretas de posologia, consulte um médico. Mulher grávida pode tomar azitromicina? Azitromicina só deve ser usado por mulheres grávidas se houver clara necessidade.

tomar o medicamento 1 hora antes ou 2 horas após as refeições. 500 mg, 1 vez por dia, durante 3 dias. infecção por chlamydia: 1 g, como dose única. gonorreia: 2 g, como dose única.

Em geral, o remédio começa a fazer efeito já a partir de 2 a 3 horas de seu uso. A depender da gravidade ou do tipo da infecção, o médico deverá indicar a dose e o tempo necessários para o tratamento, que pode durar de 3 a 10 dias. Evite automedicar-se e jamais abandone o tratamento antes do tempo determinado.

De acordo com o pneumologista Lucas Bello, professor de medicina da Unic Beira Rio, a medicação pode ser usada em um comprimido de dose única, a cada 24 horas, por pelo menos 3 à 7 dias do início do tratamento.

Tontura, convulsões, cefaleia, hiperatividade, hipoestesia, parestesia, sonolência e desmaio.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.