Pode lavar as partes íntimas só com água?

Perguntado por: ucamilo7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 19 votos

O ideal é a lavagem diária na região externa, da vulva, de preferência apenas com água. Mas é bom lembrar sempre: dentro da vagina, nem água!

Ao higienizar a vagina, esqueça a ducha vaginal e lave apenas na região externa com sabonete íntimo específico. Além disso, evite depilação excessiva, pois o uso de aparelhos e produtos de depilação podem obstruir a camada protetora da pele e reduzir sua lubrificação natural, o que pode causar ferimentos e assaduras.

Primeiro, é importante explicar que o canal da vagina (parte interna) é autolimpante, por isso, não há necessidade de limpá-lo. Já a parte externa (vulva) deve ser higienizada diariamente com água e sabão, mas não há necessidade de fazer a higiene mais de uma vez por dia.

Em dias quentes, a higiene íntima deve ser realizada entre três e quatro vezes ao longo do período. Também deve ser feita após atividades intensas, como prática de esportes, caminhadas, etc. Não use constantemente o absorvente diário, que é feito com nylon.

O odor vaginal é algo muito comum nas mulheres e ocorre devido a eliminação de secreção pela vagina, resultado de um processo fisiológico.

Água e sabonete neutro
Na área externa da vagina, a vulva, basta usar água em temperatura fria ou morna e sabonete próprio para a região ou um sabonete comum preferencialmente líquido, com pouco perfume e sem cor (branco ou transparente).

Corrimento branco:
Se o seu corrimento é fino, sem odor forte e entre uma cor clara até uma cor branco leitoso ou creme, não há necessidade de se estressar: são sinais positivos de que tudo está saudável e normal.

A higienização da vulva (região externa) deve ser feita uma vez ao dia durante o banho, sem fricções intensas, com água e sabonete neutro, durante um a três minutos. Dê preferência a sabonetes sem muita atividade detergente, sem perfume exagerado e que não tenham pH muito ácido.

Esse sintoma comum tem por característica um cheiro semelhante ao de peixe.

Mantenha sua área vaginal limpa. Use água e sabonete de PH neutro sem cheiro. Enxágue bem; Mas não esfregue muito a vulva, a parte externa do aparelho genital feminino, ao lavá-la.

Para começo de conversa, é importante saber que a região da vagina propriamente dita (a parte interna) não deve ser higienizada de forma alguma. Isso porque ela possui sua flora natural e sua limpeza natural, não devendo passar por qualquer tipo de higienização, seja apenas com água ou utilizando sabonetes.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Coceira na vagina, sensação de ardor, presença de corrimento esbranquiçado, sem cheiro e experiência de dor durante a relação sexual são os principais sintomas da candidíase, uma infecção causada por fungos que afeta principalmente as mulheres adultas mais jovens, na faixa entre 18 e 35 anos.

Utilize sabonetes íntimos neutros; Opte por roupas íntimas de algodão; Use medicamentos antifúngicos indicado pelo ginecologista.