Como saber se estou com candidíase ou infecção urinária?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

sintomas candidíase trato urinário - dor ou queimação ao urinar, vontade frequente depara urinar e urina muito escura e com cheiro forte; sintomas candidíase cutânea - pode se manifestar de diversas formas, desde alterações nas unhas, manchas, carocinhos e placas avermelhadas na pele.

Candidíase do trato urinário
A cistite por Candida pode ser assintomática, provocando apenas alterações nas análises de urina ou pode ter sintomas semelhantes aos da cistite bacteriana, com dor para urinar e micção frequente.

O diagnóstico é feito pelo médico que analisa a mucosa da vagina (para identificar o tipo de corrimento) ou do pênis, combinado aos sintomas presentes e queixas e eventualmente após a realização de exames adicionais, caracteriza a enfermidade.

Quando não tratada, a candidíase pode facilitar o surgimento de problemas secundários, como a infecção urinária. Veja como evitar a proliferação dos fungos. A candidíase é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida na região genital.

É comum confundir candidíase e vaginose bacteriana, mas aqui a gente te explica direitinho as diferenças! Não conseguir diferenciar vaginose bacteriana da candidíase é super normal, pois cada mulher é diferente da outra e cada corpo se comporta de uma maneira.

Candidíase: quais são os principais sintomas?

  • Coceira e irritação na região genital. A irritação e coceira estão presentes na vagina e vulva por conta da presença do fungo nesses locais.
  • Pequenas fissuras. ...
  • Corrimento esbranquiçado. ...
  • Desconforto ou dor durante relações sexuais.

Sintomas de infecção urinária simples (cistite)

  1. Disúria, que é a ardência ou dor ao urinar, é o sintoma mais comum da cistite;
  2. Frequência urinária com baixo volume de urina;
  3. Sensação de pouco esvaziamento ou de peso na bexiga;
  4. Incontinência urinária;
  5. Sangue na urina;
  6. Urina com cheiro forte.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Vaginite. Uretrite. Síndrome Inflamatória Pélvica. Nefrolitíase (pedra nos rins)

O tratamento mais indicado para candidíase recorrente é fluconazol 150 mg por via oral, 3 doses com intervalo de 72 horas entre cada uma. Ao final deste esquema, inicia-se o tratamento preventivo, com Fluconazol 150 mg, 1 comprimido por via oral, 1 vez por semana por 6 meses.

A anfotericina B IV é eficaz no tratamento de cândida urinária, mas é geralmente reservada para casos em que o fluconazol provou ser ineficaz. No entanto, é o tratamento de escolha para infecções do trato urinário causada por C. Glabrata e krusei.