Como saber se seu filho tem Déficit de Atenção?

Perguntado por: yramos . Última atualização: 16 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

Desatenção

  1. Não prestar atenção em detalhes ou cometer erros por descuido.
  2. Ter dificuldade de manter atenção em tarefas ou atividades lúdicas.
  3. Parecer não escutar quando alguém lhe dirige a palavra.
  4. Não seguir instruções até o fim e não conseguir terminar tarefas.
  5. Ter dificuldade em organizar tarefas e atividades.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.

Transtornos de Ansiedade
Pessoas ansiosas constantemente desviam sua atenção para seus pensamentos de preocupação podendo ser confundido com a destatenção encontrada no TDAH.

Quais são as causas do TDAH? Segundo estudos, a predisposição genética e a ocorrência de alterações nos neurotransmissores (dopamina e noradrenalina) que estabelecem as conexões entre os neurônios na região frontal do cérebro são a principal causa do TDAH.

Cerca de 60-70% dos casos de TDAH ocorrem devido à herança/mutações genéticas, outros 20-25% decorrem de complicações durante a gestação (uso de drogas, cigarro e álcool da mãe durante o período gestacional, infecções maternas, problemas no nascimento, prematuridade etc.)

Principais sintomas de Déficit de Atenção
Pessoas com DDA costumam apresentar com frequência dificuldade de organização (do tempo e do espaço), dificuldade de aprender com os erros, adiamento de tarefas (procrastinação), impulsividade (falar sem pensar e se adiantar nas respostas).

Geralmente, os sintomas do TDAH na infância começam antes dos 12 anos e em alguns casos são perceptíveis a partir dos três anos de idade.

A pessoa adulta com TDAH pode apresentar grande agitação, física e também mental. O adulto com TDAH apresenta uma frequente alteração de humor. Segundo a Associação Brasileira de deficit de Atenção, adultos com TDAH apresentam com frequência problemas com uso de álcool, drogas, ansiedade e depressão.

Quando não tratado, o TDAH pode causar diversos prejuízos no desenvolvimento da criança e do adolescente, como problemas escolares e no desempenho acadêmico, problemas em fazer e manter amizades, dificuldade de relacionamento com os familiares, comportamentos de risco, como envolvimento frequente em brigas, direção ...

Existe uma diferença? Não mais. Em 1994, os médicos decidiram que todas as formas de transtorno de déficit de atenção seriam chamadas de “transtorno de déficit de atenção/hiperatividade”, ou TDAH, mesmo que a pessoa não fosse hiperativa.

Há 3 tipos de TDAH, os que são predominantemente desatentos, hiperativo/impulsivos e combinados. Os critérios clínicos dão o diagnóstico. O tratamento inclui medicação com estimulantes, terapia comportamental e intervenções educacionais.