Como podemos detectar a presença de mastite no leite?
Normalmente a mastite clínica é caracterizada por modificações vistas a olho nu no leite e talvez (já que não ocorrem em todos os casos) mudanças nos úberes. Grumos, leite aguado e presença de sangue são algumas alterações relatadas no leite.
Como detectar mastite no leite
A vaca está com mastite clínica se, ao realizar o teste da caneca, o leite apresentar alguma destas alterações: coloração amarelada, presença de grumos ou pus. O leite da vaca com mastite clínica não deve ser aproveitado. Este leite deve ser descartado em local apropriado.
Como detectar a mastite
A mastite é a mais frequente doença das vacas de leite. É uma inflamação da mama provocada por alguns microrganismos ou germes. A identificação ou a confirmação da doença é realizado por meio de exames ou testes no campo "ao pé da vaca" ou no laboratório.
Como saber se a vaca está com mastite
A mastite bovina pode se manifestar de maneira clínica ou subclínica. No primeiro caso, existe a presença de sintomas inflamatórios nas tetas e no úbere, além de alterações perceptíveis no leite, que pode surgir com menor volume de secreção, grumos, pus ou aparência aquosa.
Como é realizado o diagnóstico laboratorial da mastite
Outro teste que pode ser auxiliar no diagnóstico da mastite é a cultura bacteriana. Toma-se uma porção do leite afetado e faz-se uma cultura em laboratório. Este exame é utilizado para identificar o agente causador da mastite. O teste prático mais eficiente é o teste da caneca telada ou de fundo escuro.
Quem diagnóstica mastite
De maneira geral, podemos dizer que o foco da atuação de um mastologista está direcionado ao câncer de mama. No entanto, este especialista também atua em casos de: Mastite – inflamação ou infecção da mama, comum durante a amamentação.