Como tomar Amoxicilina para mastite?

Perguntado por: ileiria . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.4 / 5 2 votos

Em caso de mastite infecciosa, iniciar antibioticoterapia: Amoxicilina, 500mg, VO, 8/8 horas por 10 dias, OU Amoxicilina + Ácido Clavulânico, 500mg/125mg, VO, 8/8 horas por 10 dias, OU Cefalexina, 500mg, VO, 6/6 horas por 10 dias.

A terapia convencional é baseada no uso dos antimicrobianos intramamários por um período que geralmente varia entre 3 a 4 dias de duração, sendo eficaz nas mastites causadas por agentes mais sensíveis as terapias antimicrobianas como por exemplo os Streptococcus agalactiae².

Tratamento da mastite

  • Dicloxacilina, 500 mg por via oral a cada 6 h, durante 7 a 10 dias.
  • Para mulheres alérgicas à penicilina, cefalexina, 500 mg por via oral 4 vezes ao dia, ou clindamicina, 300 mg por via oral 3 vezes ao dia, por 10 a 14 dias.

Em particular, um agente anti-inflamatório como o Ibuprofeno é considerado seguro durante a amamentação.

Geralmente, a mastite é tratada com antibióticos junto com práticas para aliviar o desconforto e esvaziar o leite da mama. Nos casos em que um abscesso mamário se forma, pode ser necessário realizar a drenagem do pus de forma cirúrgica.

A infeção deverá desaparecer em dez dias, contudo, há situações em que pode durar até três semanas. Na maioria das vezes, a mastite durante a amamentação resolve-se sem necessidade de tratamento médico.

As altas taxas de resistência antimicrobiana entre as bactérias causadoras de mastite têm relevância clínica em relação às opções de tratamento. Além disso, antibióticos de amplo espectro podem alterar a composição bacteriana do leite, prejudicando a transmissão vertical de micróbios através do aleitamento materno.

Infecções de mama são tratadas com antibióticos tais como dicloxacilina, cefalexina, clindamicina ou, às vezes, eritromicina. A dor e o inchaço são controlados com compressas frias e analgésicos tais como paracetamol ou medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), inclusive ibuprofeno.

Quando há ducto entupido é possível aparecer uma bolinha branca na ponta do mamilo, que pode ser quase imperceptível de tão pequena. É possível remover esse pontinho branco esfregando cuidadosamente uma toalha úmida após o banho ou ainda furar a bolinha branca com uma agulha fina, esterilizada.

Hirudoid 5mg/g, caixa com 1 bisnaga com 20g de gel de uso dermatológico.

Complicações da mastite
Mastites não tratadas adequadamente, ou não tratadas, podem evoluir para o aparecimento de abscessos na mama. Quanto mais grave a lesão, maior a necessidade de intervenção por aspiração por agulha guiada pelo ultrassom ou drenagem cirúrgica em ambiente hospitalar.

"As novas pomadas Vetimast Plus chegam ao mercado para proporcionar um adequado tratamento das mastites clínicas e subclínicas, proporcionando uma maior longevidade produtiva às vacas leiteiras e melhorias na qualidade do leite produzido", afirma Octaviano Pereira Neto, veterinário e gerente técnico da Novartis Saúde ...

A mastite quando não é tratada adequadamente causa pus na mama. "Em alguns casos mais graves, a paciente pode perder uma parte da mama quando há necrose do tecido mamário.

A mastite é uma inflamação dos tecidos da mama. Mulheres que amamentam estão mais sujeitas a esse problema, mas ele pode atingir até mesmo os homens. Em alguns casos, ela é causada por infecções por bactérias.

Normalmente, o médico drena (aspira) o abscesso com uma agulha. Uma ultrassonografia é usada para guiar o posicionamento da agulha. Às vezes, o médico precisa fazer uma incisão para drenar o abscesso. Normalmente, a mulher é também tratada com antibióticos.