Como massagear uma mama com mastite?

Perguntado por: acruz . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

Se a mama estiver ingurgitada, fazer massagem circular nos locais enrijecidos iniciando próximo da aréola e depois em direção a parte distal da mama, para que o bebê consiga realizar a pega correta o mamilo necessita estar flexível ou seja sem leite na projeção da aréola.

Realizar massagens circulares na mama
As massagens na mama ajudam a conduzir o leite pelos canais dos seios e, por isso, também garantem que seja mais fácil para o bebê retirar o excesso de leite da mama. A massagem deve ser feita com movimentos circulares, na vertical e em direção ao mamilo.

Geralmente, a mastite é tratada com antibióticos junto com práticas para aliviar o desconforto e esvaziar o leite da mama. Nos casos em que um abscesso mamário se forma, pode ser necessário realizar a drenagem do pus de forma cirúrgica.

Tome um banho de banheira ou mantenha o peito submerso por cerca de 10 minutos em água morna, algumas vezes ao dia. Isso poderá ajudar a remover o leite empedrado que talvez esteja bloqueando o fluxo e impedindo o esvaziamento do peito durante a mamada.

Normalmente é realizada com a aspiração por agulha (rosa de calibre 40x12mm ) e anestesia local e o uso de um trato oblíquo para se aproximar da cavidade ajuda a reduzir a incidência de formação de fístula . Os abscessos menores que 3 cm tem resultados mais favoráveis e muitas vezes resolutivos com apenas 1 punção.

O tratamento da mastite na amamentação é feito com o uso de medicamentos para dor e antibióticos para combater as bactérias responsáveis pelo quadro, por um período que geralmente dura de 7 a 14 dias.

Tratamento da mastite
A terapia inicial consiste em tratar a dor e o edema com compressas frias e analgésicos, como paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) como o ibuprofeno.

O antimastítico Ciprolactambém é recomendado no tratamento das mastites agudas ou crônicas dos bovinos em lactação.

Mastifin é o produto com associação de antibiótico e mucolítico mata as bactérias e elimina os grumos e cura rapidamente a mastite.

A mastite é uma inflamação dos tecidos da mama. Mulheres que amamentam estão mais sujeitas a esse problema, mas ele pode atingir até mesmo os homens. Em alguns casos, ela é causada por infecções por bactérias.

Complicações da mastite
Mastites não tratadas adequadamente, ou não tratadas, podem evoluir para o aparecimento de abscessos na mama. Quanto mais grave a lesão, maior a necessidade de intervenção por aspiração por agulha guiada pelo ultrassom ou drenagem cirúrgica em ambiente hospitalar.