Como massagear a mama com mastite?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

As massagens na mama ajudam a conduzir o leite pelos canais dos seios e, por isso, também garantem que seja mais fácil para o bebê retirar o excesso de leite da mama. A massagem deve ser feita com movimentos circulares, na vertical e em direção ao mamilo.

Tratamento da mastite
Mulheres que estão a amamentar e apresentam inflamação na mama podem continuar a amamentar, começando pela mama que não apresenta sintomas, e após cada mamada, esvaziar a mama afetada, quer manualmente ou recorrendo a uma bomba.

Geralmente, a mastite é tratada com antibióticos junto com práticas para aliviar o desconforto e esvaziar o leite da mama. Nos casos em que um abscesso mamário se forma, pode ser necessário realizar a drenagem do pus de forma cirúrgica.

O tratamento da mastite na amamentação é feito com o uso de medicamentos para dor e antibióticos para combater as bactérias responsáveis pelo quadro, por um período que geralmente dura de 7 a 14 dias.

Dor na mama, que pode irradiar pelo tórax. Sensação de “calor” na região. Mudança no formato e/ou tamanho da mama. Febre, quando a mastite evolui para um quadro de infecção.

Tratamento da mastite
A terapia inicial consiste em tratar a dor e o edema com compressas frias e analgésicos, como paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) como o ibuprofeno.

Normalmente é realizada com a aspiração por agulha (rosa de calibre 40x12mm ) e anestesia local e o uso de um trato oblíquo para se aproximar da cavidade ajuda a reduzir a incidência de formação de fístula . Os abscessos menores que 3 cm tem resultados mais favoráveis e muitas vezes resolutivos com apenas 1 punção.

Mastifin é o produto com associação de antibiótico e mucolítico mata as bactérias e elimina os grumos e cura rapidamente a mastite.

A mastite é grave? Se for devidamente tratada, a mastite não resulta em maiores complicações e não traz um risco sério à saúde. Entretanto, se ela não for tratada, pode evoluir para um abscesso mamário que necessitará de drenagem cirúrgica.

Mastite é uma infecção que geralmente causa dor e desconforto nos peitos.

A mastite é uma inflamação dos tecidos da mama. Mulheres que amamentam estão mais sujeitas a esse problema, mas ele pode atingir até mesmo os homens. Em alguns casos, ela é causada por infecções por bactérias.

Os principais sintomas dos abscessos da mama são dor, hiperemia (vermelhidão) e edema (inchaço). Qualquer alteração no seio deve ser avaliada por um profissional médico.