Quais são os órgãos responsáveis por manter o equilíbrio ácido-básico?
Os rins controlam o pH ajustando a quantidade de HCO 3 − que é excretada ou reabsorvida. A reabsorção de HCO 3 − é equivalente a excretar H + livre. As alterações na manipulação ácido-base renal ocorrem horas a dias após as alterações do estado ácido-base.
Quais os principais órgãos envolvidos no equilíbrio ácido-base
Os rins são capazes de afetar o pH sanguíneo pela excreção de excesso de ácidos ou de bases. Os rins apresentam certa capacidade para alterar a quantidade de ácido ou base que é excretada, mas como os rins fazem estes ajustes de forma mais lenta do que os pulmões, esta compensação costuma levar vários dias.
Quais os sistemas envolvidos na manutenção do equilíbrio ácido-básico
A regulação do equilíbrio ácido- base no organismo, depende da atuação dos sistemas tampão existentes no sangue (líquido intravascular), nos tecidos (líqui- do intersticial) e no interior das células (lí- quido intracelular).
Como funciona o equilíbrio ácido-básico
O controle renal do equilíbrio ácido-base ocorre por meio da excreção de uma urina ácida ou básica. É a terceira e última barreira, demorando horas ou dias para agir, entretanto, o resultado é o mais duradouro de todos os 3 mecanismos.
Quem regula o pH do corpo
Os pulmões e rins também estão envolvidos na regulação do pH do sangue. Os pulmões diminuem a acidez do sangue através da eliminação do gás carbônico (CO2) e os rins excretam ácidos na urina e regulam a concentração de bicarbonato (uma base no sangue).