Quantas horas de cirurgia para retirada do útero?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

A histerectomia demora cerca de uma a três horas, mas o tempo de cirurgia depende sempre do tamanho do útero, do estado físico da doente, de outras patologias prévias concomitantes e da possível necessidade de terem de ser removidos outros órgãos.

Histerectomia vaginal: há corte na vagina, com tempo de internação de um a dois dias e de recuperação de duas a três semanas; Histerectomia laparoscópica: são feitos pequenos cortes no umbigo ou na vagina, com tempo de internação de um a dois dias e de recuperação de duas a três semanas.

Possíveis complicações após a histerectomia
A histerectomia é um procedimento cirúrgico e, como tal, apresenta complicações como hemorragia e infecção, além de riscos relacionados a medicamentos usados na anestesia. Outras possíveis complicações são lesões no intestino, bexiga, ureter e infecção urinária.

Quanto tempo dura uma histerectomia por videolaparoscopia? O tempo de cirurgia varia de acordo com o tamanho do útero. Em média, a duração é de 1 a 3 horas.

Anestesia pode ser raquianestesia, peridural ou anestesia geral. Tempo de internação entre 2 a 3 dias; Histerectomia laparoscópica: neste caso, uma ótica muito fina, com câmera e luz na ponta, é inserida através de pequeno orifício na região umbilical e mais duas outras incisões na altura dos pelos pubianos.

Caso seja utilizada a técnica laparoscópica, a recuperação costuma ser rápida e sem maiores intercorrências, a depender de como foi o período perioperatório. A paciente geralmente tem alta hospitalar no mesmo dia ou permanece no hospital por apenas uma noite, caso não haja complicação ou comorbidade.

A distenção abdominal (“barriga inchada”) pode ocorrer nos primeiros dias após a cirurgia. O intestino geralmente demora 12 a 24 horas a restabelecer o seu normal funcionamento, podendo acumular alguns gases. Com o início da hidratação, alimentação e a deambulação (andar) este tipo de sintomas diminui.

Em cerca de 5%-10% dos casos pode haver um esvaziamento incompleto, ou seja, não se conseguir eliminar toda a quantidade de urina contida na bexiga. Quando a quantidade que se urina é menos de metade do conteúdo da bexiga pode ser necessário voltar a colocar uma algália até que se consiga urinar eficazmente.

Uma vez retirado o órgão, você vai parar de menstruar e não há mais a possibilidade de engravidar. A vida sexual pode ser retomada, normalmente, 60 dias após o procedimento. A perda do útero pode ou não afetar o prazer e diminuir a percepção física do orgasmo. Mas o clímax continua sendo possível.

Após o banho, secá-la com toalha limpa e seca; Sexo – Peça orientações ao médico antes de reiniciar as relações sexuais; Esforços – Por pelo menos três meses, evite carregar pesos, fazer exercícios e movimentos bruscos.