Qual a importância da hipotermia para o nosso organismo?

Perguntado por: zmello . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

A hipotermia reduz a atividade metabólica na medida em que os estoques de energia disponíveis nos vários órgãos mantêm a viabilidade celular durante todo o período isquêmico da parada circulatória e, assim, permitem que estrutura e função normais retornem após a reperfusão.

A hipotermia pode ser definida como uma redução da temperatura central do nosso corpo, a qual atinge valores iguais ou menores que 35 ºC. Pode ser fatal. Hipotermia é uma condição em que se observa a queda na temperatura corporal de um indivíduo.

A hipotermia faz com que a velocidade dos batimentos cardíacos diminua e por isso é perigosa, pois o coração pode parar. Lesão hepática também pode ser uma consequência grave.

A regulação da temperatura corporal nos organismos endotérmicos é um processo de importância vital, já que é um fator determinante na sua homeostasia interna, nomeadamente na manutenção da taxa de metabolismo celular e na manutenção da integridade do organismo.

As causas metabólicas da hipotermia incluem vários distúrbios endócrinos como hipotireoidismo, insuficiência adrenal e hipopituitarismo, que levam a uma diminuição da taxa metabólica. A hipoglicemia também pode levar à hipotermia; o mecanismo provável é a disfunção hipotalâmica secundária à glicopenia.

A hipotermia reduz a atividade metabólica na medida em que os estoques de energia disponíveis nos vários órgãos mantêm a viabilidade celular durante todo o período isquêmico da parada circulatória e, assim, permitem que estrutura e função normais retornem após a reperfusão.

De acordo com o ACLS 2015, a hipotermia é classificada em: Leve: 32ºC a 35ºC. Moderada: 28º C a 32ºC. Grave: abaixo de 28ºC.

127ºC

Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos. Na verdade, o suor é o grande responsável por suportarmos altas temperaturas.

Hidratar a pele e encurtar as horas entre as refeições são duas das medidas que deve adotar para se proteger das temperaturas baixas. Saiba mais. O tempo mais frio pode ter impacto na sua saúde. A hipotermia e o enregelamento são as potenciais complicações associadas à exposição prolongada a temperaturas baixas.

"Se em uma, no máximo duas horas, a temperatura não se elevar, leve a criança ao Pronto Socorro. A temperatura não precisa subir rapidamente, mas tem que apresentar elevação. Seis horas é muito tempo", alertou. "A hipotermia é perigosa.

hipotálamo

O hipotálamo é o grande centralizador do controle termo regulatório do corpo. Na área pré-óptica localiza-se o órgão vascular da lâmina terminal, no qual não existe barreira hematoencefálica, e que funciona como um sensor especializado em detectar sinais químicos para termorregulação.

O calor é um agente agressor e afeta com mais intensidade pacientes que já tenham alguma doença, como as de pele, hipertensão ou diabetes. Ele faz com que, além das respostas normais do organismo para o controle dessas enfermidades, seja necessária a ativação de mecanismos de regulação da temperatura corpórea.

A cabeça concentra a maior temperatura do corpo; na testa, o calor chega a 50 graus.

A hipotermia pode levar a complicações como o aumento do tempo de recuperação do paciente, arritmias cardíacas, desconforto na recuperação anestésica, aumento nos índices de distúrbios de coagulação e de infecções pós-operatórias.

A hipotermia acontece quando a temperatura central do organismo diminui, apresentando valores iguais ou inferiores a 35 ºC. Vale destacar que alguns autores admitem que a hipotermia é atingida quando a temperatura corporal central está inferior a 36 ºC. A permanência em ambientes muito frios pode levar à hipotermia.