Quem tem anemia sente muito frio?

Perguntado por: tcarvalho9 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.3 / 5 14 votos

Frio constante nas mãos e nos pés pode indicar um quadro de anemia, pois a falta de ferro no sangue, principal característica da condição, atrapalha a circulação.

Além da palidez, a pele também pode ficar mais fria. Em pessoas de pele mais escura, esta palidez da pele é mais difícil de ser notada. Para identificar uma anemia, é preciso olhar a cor da boca e da conjuntiva dos olhos, que se apresentam mais pálidas em casos de anemia.

Causas da sensibilidade ao frio
Anorexia. Ter pouca gordura no corpo. Fibromialgia. Hipotireoidismo.

Estações mais frias acendem alerta para deficiência em vitamina D.

4 dicas para diminuir os desconfortos causados pelo frio

  1. Pratique atividades físicas. ...
  2. Cuide das articulações. ...
  3. Use luvas e meias quentes. ...
  4. Priorize sua circulação.

O paciente com anemia pode se queixar de fraqueza, indisposição, falta de ar, tontura, palpitação, cefaleia, palidez de pele e mucosas, enfraquecimento dos cabelos e unhas. Caso a anemia seja discreta, os sintomas terão intensidade correspondente, sendo mais frequentes e intensos nos casos das anemias mais graves.

Palidez da pele e mucosas. Cansaço. Falta de apetite. Dor de cabeça.

Falta de ferro ou vitaminas B. Tanto o ferro como a vitamina B têm um papel importante na capacidade do corpo em regular a temperatura. E, na verdade, deficiências de ferro são, normalmente, as razões mais comuns para se estar constantemente com frio.

Segundo Figueiredo, algumas pessoas, mesmo sem sentir calor demais, apresentam um quadro excessivo de suor – a hiperidrose –, que pode estar associado a momentos de ansiedade e alta carga de estresse: "Em alguns casos, apenas o tratamento cirúrgico (simpatectomia) pode surtir efeito, porém, um médico precisa ser ...

Quando sentimos frio e o corpo treme, temos uma contração involuntária do corpo para se manter aquecido. Também, em situações de estresse, medo ou ansiedade, o corpo pode apresentar tremores. Em momentos de tensão, o organismo emprega uma reação de ataque que libera hormônios que mantêm o corpo em alerta.

COMPARTILHE: Algumas pessoas aparentemente não conseguem encarar uma frente fria que logo ficam doentes, não é mesmo? Isso é apenas um sinal claro de um organismo com baixa imunidade ou imunodeficiência, uma situação perigosa que pode ser porta de entrada para diversas doenças oportunistas.

Assim, se você tem a sensação de fadiga com frequência, procure seu médico. O suor frio repentino ou a sudorese excessiva podem ser sinais de infarto, pressão alta ou muito baixa, arritmias ou insuficiência cardíaca.

Frio constante também pode indicar que algo está afetando o bom funcionamento da tireoide. Verifique se, além do frio, você ainda apresenta sintomas como queda de cabelos, intestino preso, entre outros comuns da condição.