Como repor ferro no organismo rapidamente?

Perguntado por: upereira4 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.2 / 5 6 votos

Os alimentos ricos em ferro incluem carne vermelha, peixes, aves, leguminosas (feijões, lentilhas) vegetais verde-escuros (espinafre, brócolis), cereais integrais (aveia, quinoa) e tofu.

Tomar o suplemento de ferro ou consumir o alimento fonte de ferro juntamente com alimentos ricos em vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo, pois a vitamina C atua como facilitadora, favorecendo a biodisponibilidade do ferro ingerido.

Corrigir a anemia ferropênica geralmente leva de várias semanas até cerca de 2 meses, mesmo depois que o sangramento tenha parado. Após a superação da anemia, deve-se tomar doses de ferro suplementares por um período de seis meses até repor as reservas do organismo.

Alimentos que impedem a absorção do ferro
Café e chá (taninos)

Os alimentos ricos em ferro são divididos em dois tipos: o heme, presente nas carnes vermelhas e que tem melhor absorção no organismo, e o ferro não heme, obtido dos vegetais, sendo mais bem absorvido com a ingestão de vitamina C, encontrada também nos alimentos.

Morango – além ferro, contém fibras e antioxidantes. Damasco. Coco. Uva-passa – além do ferro, é rica em propriedades digestivas.

O mais indicado é procurar sempre um médico para avaliar seu caso especificamente e realizar exames laboratoriais para verificar o nível de ferro e outras vitaminas. E, para se ter certeza de que o ferro está baixo no sangue, muitas vezes é preciso realizar um exame de sangue.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

De maneira geral, diversos estudos indicaram que a suplementação com ferro bisglicinato quelato é superior ao sulfato ferroso na correção da anemia e aumento das reservas de ferro do organismo, além de causar menor incidência de efeitos colaterais que poderiam reduzir a adesão do paciente ao tratamento.

Além disso, alguns alimentos reduzem a absorção de ferro, como os chás pretos, que contêm substâncias que se ligam ao ferro da dieta e impedem sua absorção pelo corpo. Condições como a doença celíaca ou a doença de Crohn e até mesmo alimentos, como o chá preto, podem interferir na absorção de ferro pelo corpo.

Alimentos a serem evitados na anemia
Principalmente durante o tratamento da anemia, é orientado evitar a ingestão de certos alimentos na mesma refeição. Isso porque as fonte de cálcio, como leite e derivados, por exemplo, são capazes de diminuir a absorção de ferro no intestino.