Qual é a principal doença causada pelo excesso de lipídios?
Dislipidemia, também chamada de hiperlipidemia, refere-se ao aumento dos lipídios (gordura) no sangue, principalmente do colesterol e dos triglicerídeos.
Quais são as doenças causadas pelo excesso de lipídios
A seguir, confira alguns dos principais problemas provocados pelo excesso de gordura na alimentação.
- Doenças cardiovasculares. ...
- Doenças renais. ...
- Doenças no aparelho gastrointestinal. ...
- Doenças no fígado. ...
- Obesidade. ...
- Doença arterial periférica. ...
- Câncer. ...
- Inflamação no cérebro.
O que acontece com o excesso de lipídios
O excesso pode causar problemas nas artérias, no cérebro, e provocar doenças como diabetes e obesidade. As células de gordura estão localizadas sob a pele, abaixo da derme (região subcutânea) e entre as vísceras.
O que os lipídios causam
Os lipídios também são chamados de lípidos e são de extrema importância para os seres vivos. Entre as suas funções, destacam-se o fornecimento de energia para o corpo e a síntese de hormônios (testosterona, progesterona e estradiol) e sais biliares.
O que significa lipídios alto
A dislipidemia é caracterizada pela presença de níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue. Colesterol e triglicérides estão incluídos nessas gorduras, que são importantes para que o corpo funcione. No entanto, quando em excesso, colocam as pessoas em alto risco de infarto e derrame.
Qual é a causa da dislipidemia
Causas das dislipidemias
Dislipidemia secundária - pode ser causada por outras doenças, como diabetes, por uso de medicações, como diuréticos e corticoides. Ou ainda pelo estilo de vida sedentário e o consumo excessivo de alimentos gordurosos.
Quais são os principais tipos de lipídios
Existem quatro tipos principais de lipídios. São eles: glicerídios, cerídeos, fosfolipídios e esteroides. Os glicerídeos são facilmente encontrados nos alimentos de origem animal, como carnes, leite, óleos vegetais, ovos e queijos. São encontrados em forma líquida ou sólida.