Quem está com a pressão alta pode tomar café?

Perguntado por: eibrahim7 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.1 / 5 16 votos

“Novos dados indicam que tomar duas ou mais xícaras de café por dia pode dobrar o risco de mortalidade quando se trata de pessoas com pressão alta. Por outro lado, tomar apenas uma xícara por dia ainda reduz o risco”, explica.

Um fato interessante é que o consumo habitual de café leva ao desenvolvimento de tolerância ao seu efeito de elevar a pressão. Desta forma, o café induz pequena elevação da pressão em indivíduos que têm o hábito de consumir esta bebida. Estudos sugerem que o café pode ser consumido, desde que em quantidades moderadas.

O consumo de café tem sido associado a aumentos significativos na pressão arterial em pessoas sensíveis à cafeína, mas exerce efeitos desprezí- veis sobre os níveis pressóricos em longo prazo em bebedores de café habituais.

A cafeína está associada com a resistência vascular, ou seja, a dificuldade com a passagem do fluxo nos vasos, e também provoca vasoconstrição, que é a contração a nível dos vasos sanguíneos, o que dificulta a passagem do fluxo e tudo isso faz com que haja um aumento da pressão arterial”, explicou.

Carnes, como hambúrguer, bacon, carne seca, salsicha, charque; Miúdos, patês, sardinhas, anchova, bacalhau salgado; Picles, azeitona, aspargos, palmito em conserva; Bebidas alcoólicas, refrigerantes, bebidas energéticas, sucos artificiais.

Ervas, raízes, cereais ou frutas que possuem substâncias com propriedades antioxidante e vasodilatadora comprovadas melhoram a circulação sanguínea, diminuindo a pressão nas artérias. Alguns exemplos são cúrcuma, hibisco, alfavaca, romã, mirtilo, gengibre, limão, alpiste, mangaba, ruibardo, aipo, alho e aveia.

Para a cardiologista Maria Alayde Mendonça, o pão não é um alimento “tão bonzinho” e também requer cuidados em seu consumo, principalmente para quem sofre de hipertensão arterial.

7 alimentos que podem diminuir sua pressão arterial

  1. Bananas. As bananas são ricas em potássio, um mineral muito importante para o controle da hipertensão. ...
  2. Frutas cítricas. ...
  3. Beterraba. ...
  4. Salmão. ...
  5. Semente de abóbora. ...
  6. Melancia. ...
  7. Aveia.

Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados. Vale lembrar, porém, que se você vai iniciar uma atividade física – especialmente se é sedentário ou está acima do peso – o ideal é buscar uma avaliação com um cardiologista antes.

Só lembrando rapidamente: reduzir o sal, consumir mais vegetais, consumir laticínios, fazer exercícios e perder peso. Fazendo essas medidas, você vai conseguir reduzir a sua pressão arterial e talvez até consiga parar de usar medicações ou, pelo menos, usar menos remédios no seu dia a dia.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

Para o fisiologista do esporte do HCor, a caminhada, corrida, natação, exercícios aeróbicos, alongamentos, bicicleta, yoga e hidroginástica são indicados para contribuir na redução da pressão sanguínea exercida sobre os vasos sanguíneos.