É normal pressão 13x10?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.2 / 5 2 votos

Antes, o sujeito era hipertenso se o aparelhinho mostrasse números acima de 140 por 90 milímetros de mercúrio (mmHg). Agora, 130 por 80 (o popular 13 por 8) já é doença, e situações que variam de 120 a 129 por 80 – antes normais – acionam o sinal amarelo.

Você terá níveis ideais de pressão, quando a máxima estiver abaixo de 12, e a mínima, abaixo de 8. Estará numa situação limítrofe quando a máxima estiver entre 13,0 e 13,9 ou a mínima entre 8,5 e 9.

Qualquer valor acima do normal (≥ 140/90mmHg) é preocupante, pois, a longo prazo, pode levar a lesões; não só aumentando o risco de AVC, mas também de infarto e doença renal crônica, incluindo necessidade de diálise, e alterações na retina.

Quando as paredes das artérias sofrem enrijecimento ou estreitamento na passagem para o sangue, é preciso exercer maior pressão para que o líquido circule. Nessas ocasiões, os valores de pressão podem chegar ou ultrapassar 140/90 mmHg (ou 14 por 9), sinalizando que a pressão está alta.

O valor esperado é quando os números da medição ficam na faixa de 12 por 8. Estes valores demonstram a pressão arterial nos parâmetros ideais. Segundo a Associação Americana do Coração, se estes indicativos ultrapassam os 13 por 8, a pressão já é considerada alta.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa.

Níveis de pressão elevados acabam lesionando os vasos sanguíneos do cérebro, ocasionando o AVC. Mesmo que uma pessoa tenha uma pressão pouco elevada, com níveis como 13 ou 14 de máxima, é preciso logo consultar um médico, para começar o tratamento adequado.

“Existe indicação de ir ao pronto-socorro quando há sintomas como dor de cabeça, dor no peito, dificuldade para respirar, tontura ou alterações visuais e a pressão está acima de 180/110 mmHg”, resume Fernando Faglioni Ribas, cardiologista da Comunidade de Saúde da Alice.

A hipertensão arterial é aquela chamada de pressão alta e é caracterizada pelos valores acima de 140/90 mmHg de pressão arterial. Esse quadro é grave e é um dos mais importantes fatores de risco para desenvolvimento de problemas cardiovasculares, cerebrovasculares e renais.

Se o indivíduo tem a pressão discretamente aumentada e não consegue controlá-la fazendo exercícios, reduzindo a ingestão de bebidas alcoólicas e perdendo peso, ou se já tem os níveis mínimos mais elevados (11 ou 12 de pressão mínima), é necessário introduzir medicação para deixar os vasos mais relaxados.

“O esperado é que pela manhã, ao acordarmos, nosso valor de pressão arterial aumente, atingindo um primeiro pico em torno das 10h. Então, esse valor estabiliza e haverá uma redução no meio da tarde, perto das 15h. Um segundo pico acontece entre 18h e 20h.