Qual o melhor carboidrato para tomar com a creatina?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Qual a melhor fonte de carboidratos que posso combinar com a creatina? De maneira geral, Carla sugere alimentos como pão integral, arroz, massas, frutas e sucos naturais. “É importante escolher uma fonte adequada à sua dieta e objetivo, e sempre orientado por um profissional de saúde ou nutricionista.

Como a creatina é um aminoácido que promove benefícios a longo prazo, esse suplemento pode ser tomado antes ou depois dos treinos. No entanto, para melhorar a absorção da creatina, é importante ingerir esse suplemento sempre junto com um alimento fonte de carboidratos, como pão, tapioca, banana ou melancia.

O papel dos carboidratos é facilitar o transporte de creatina para o músculo. Ou seja, ingerindo-se cerca de 93 gramas de carboidratos simples com 5 gramas de #monohidrato de creatina, 4 vezes por dia, ocorrerá um aumento dos níveis de insulina e também dos níveis de creatina muscular em mais de 60%.

A creatina pode ser ingerida antes ou depois do treino, visto que os resultados são adquiridos pela continuidade da suplementação e não por imediatismo. Mas certos estudos garantem que há uma maior eficácia do suplemento quando o mesmo é ingerido após o treino, junto com carboidrato de elevado índice glicêmico.

Quais os melhores carboidratos para quem quer ganhar massa muscular?

  • Alimentos integrais (pão integral, por exemplo);
  • Batata-doce e inglesa;
  • Mandioca;
  • Derivados de aveia;
  • Sementes;
  • Frutas (banana, maçã, morango);
  • Iogurtes naturais e desnatados;
  • Leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha).

A cafeína, que também pode estar presente na dieta em outros alimentos, como o próprio cafezinho, pode interferir nos efeitos da creatina se não for bem prescrita.

Carboidratos Simples: Glicose, frutose, sacarose e lactose. Fontes: frutas, mel, açúcar do leite e produtos industrializados com açúcar. São rapidamente absorvidos pelo organismo e possuem alto índice glicêmico, isto é, aumentam rapidamente a glicose no organismo.

Para que você tenha uma melhor absorção da creatina é fundamental ingerir junto com carboidratos. Isso porque, a liberação da insulina melhora o transporte da creatina para células musculares, facilitando a síntese das proteínas.

Dentre os carboidratos simples, temos os monossacarídeos (glicose, frutose, galactose e sorbitol) e os dissacarídeos (sacarose = constituída por 1 molécula de glicose e 1 de frutose; lactose = 1 molécula de glicose + 1 molécula de galactose; e maltose = 2 moléculas de glicose).

1. Proteínas. Se você busca por ganho de massa muscular, saiba que a proteína tem um papel muito importante. É ela quem faz a reparação e o remodelamento dos músculos e dos tecidos danificados, o que contribui para o crescimento saudável dos grupos musculares.

Em relação ao ganho de massa muscular, os benefícios aparecem no prazo de seis a oito semanas, a depender das diferenças entre os indivíduos e dos exercícios realizados. De toda forma, é importante contar com um bom acompanhamento médico, para alcançar o melhor resultado possível sem comprometer a saúde.