Pode tomar creatina no seco?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 2 de julho de 2023
4 / 5 16 votos

Considerado um desafio on-line, consumir suplementos em pó puros, sem água, é perigoso: não beneficia os músculos e pode levar a engasgos, taquicardia, broncoaspiração e morte por asfixia.

Sim, você pode tomar creatina direto na boca, por dry scooping. Mas a prática é desnecessária e não traz qualquer vantagem. Alias, tomar o pó puro de creatina pode fazer você engasgar e expelir o suplemento.

O ideal é que ela seja ingerida todos os dias da semana por um período contínuo para haver resultados positivos para o corpo. Ela pode ser consumida antes ou depois dos treinos. No entanto, se você for consumi-la após o exercício físico, ela se torna mais eficaz quando acompanhada de uma fonte de carboidrato.

Como ela costuma ser vendida em pó, pode ser ingerida apenas com água. Meio copo de água já basta, pois ela se mistura fácil. Algumas marcas também vendem a creatina em cápsulas, mas o custo- benefício costuma ser mais baixo para o consumidor.

A orientação poderá partir do nutricionista, mas alguns protocolos indicam tomar 5g/dia, 1 hora antes do treino. Existem protocolos que indicam tomá-la pela manhã em dias sem treino. Outra indicação é consumir carboidratos junto com a creatina, assim facilitará o seu transporte para dentro dos músculos.

Segundo Alex Feitoza, a creatina demora cerca de três semanas contínuas para começar a fazer efeito na resistência e força. Em relação ao ganho de massa muscular, os benefícios normalmente aparecem entre a 6ª e a 8ª semana.

A suplementação, na verdade, pode ser usada em qualquer momento do dia ou da noite. O mais importante mesmo é fazer o consumo diário. Só assim é possível manter o conjunto de aminoácidos elevados em seu organismo.

O cálculo para adequar a quantidade ideal de creatina para o seu caso é bem simples: em torno de 0,03 a 0,1g por kg de peso corporal. Para a maioria das pessoas isso ficaria em torno de 3 a 5g por dia.

O inchaço associado à creatina é causado pela retenção de água nas células musculares.

Pode tomar creatina em jejum? Sim. É possível consumir a creatina em jejum e isso até mesmo pode ser eficiente para a sua absorção no geral. Além disso, é bom avisar que não existem evidências cientificas que o seu consumo em jejum poderá fazer mal.

Quem consome creatina, no entanto, deve se atentar ao consumo diário adequado de água. O uso do suplemento com uma baixa ingestão de líquidos pode sobrecarregar os rins. A creatina não possui calorias e, por isso, não engorda.

"Embora não exista horário específico para tomar a creatina pura, é ideal que o consumo seja após os treinos. De preferência, junto com uma alimentação que contenha fontes de carboidratos para auxiliar na melhor absorção", indica Bruna.

Em resumo, a creatina pode causar retenção de líquidos, mas não inchaço na barriga, uma vez que essa retenção é apenas água intramuscular. Para evitar esse tipo de efeito da creatina, é preciso consumi-la com orientação e acompanhamento profissional.