Como medir o batimento do coração?

Perguntado por: nalbuquerque2 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

Vamos para o passo a passo:

  1. Coloque o dedo indicador e o médio sobre o pulso e se quiser medir através do pescoço, coloque estes dedos na parte lateral, próximo da veia carótida.
  2. Conte até 10 segundos e multiplique os batimentos por 6.
  3. O resultado serão os batimentos cardíacos por minuto.

de 50 a 90

“A frequência cardíaca de uma pessoa varia ao longo de um mesmo dia, em virtude de diversos fatores, como alimentação, sono, medicamentos, atividades física ou mental, expectativa e até por crises de ansiedade. A quantidade normal de batimentos é de 50 a 90 batimentos por minuto (bpm)”, explica o cardiologista.

Posicione os dedos indicador e médio na parte macia e oca da lateral do pescoço. Pressione firmemente até sentir a pulsação. Conte os batimentos por 10 segundos e multiplique por 6. O resultado é o número de batimentos por minuto.

Batimento cardíaco normal por idade

  1. 0 a 28 dias de vida: 100 a 205 bpm;
  2. 28 dias a 1 ano: 100 a 180 bpm;
  3. 1 a 3 anos: 98 a 140 bpm;
  4. 3 a 5 anos: 80 a 120 bpm;
  5. 5 a 12 anos: 75 a 118 bpm;
  6. A partir de 13 anos: 60 a 100 bpm.

O ritmo normal para um adulto em repouso pode variar de 60 a 100 batimentos por minuto. No entanto, caso esteja acima de 100, isso dirá que está mais acelerado do que o normal. É muito importante estar atento à sua saúde cardíaca.

Os batimentos normais são acima de 60 bpm para quem não usa remédios ou acima de 50 bpm para quem usa algum tipo de medicação cronotrópica negativa ( beta bloqueadores, amiodarona, etc). O ideal é procurar um cardiologista para uma avaliação compelta.

Quando a pressão está alta, acima de 140 x 90 mmHg, há taquicardia e se a pressão continuar subindo, existe risco de infarto.

1. Mantenha os dedos sobre a artéria carotídea; 2. Conte o número de incursões respiratórias, observando a elevação e o abaixamento da caixa torácica; 3. Avalie a frequência: conte o numero de incursões em 30 segundos e multiplique por 2.

Para medir a pressão arterial sozinho pelo pulso deve-se colocar o aparelho no pulso esquerdo com o monitor virado para dentro, apoiando o cotovelo na mesa, com a palma da mão voltada para cima e esperando que o aparelho faça a leitura da pressão arterial.

A medição será feita por meio do aplicativo Google Fit. Ao abrir o app, o usuário poderá colocar o dedo sobre a lente da câmera, que pode reconhecer mudanças minúsculas nas cores sob sua pele para calcular se os seus batimentos cardíacos estão em um ritmo normal ou acelerado, por exemplo.