Por que utilizamos palavras em inglês para nos comunicar no Brasil?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Por conta da globalização temos muito contato com os produtos e a cultura de outros países. Consequentemente acabamos tendo contato com outros idiomas, principalmente o inglês. Falamos as palavras com tanta naturalidade que as incorporamos como parte da língua portuguesa.

O Inglês abre assim as portas para o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural. Há estimativas de que 85% das publicações científicas do mundo, 75% de toda a comunicação internacional por escrito, 80% da informação armazenada em todos os computadores do mundo e 90% do conteúdo da Internet são em Inglês.

Essas palavras são introduzidas em nossa língua por diversos motivos, sejam eles fatores históricos, socioculturais e políticos, modismos ou avanços tecnológicos. As palavras estrangeiras geralmente passam por um processo de aportuguesamento fonológico e gráfico.

O inglês é a língua estrangeira mais comum. Isso significa que duas pessoas que vêm de países diferentes (por exemplo, mexicano e sueco) costumam usar esse idioma como uma linguagem comum para se comunicar. É por isso que todos precisam aprender a língua para entrar em contato em nível internacional.

A língua faz parte do cotidiano brasileiro. Podemos vê-lá em embalagens de produtos, frases em músicas brasileiras, nomes de empresas, etc. Você possa não perceber, mas ao decorrer do dia a dia acabamos usando muitas palavras em inglês, palavras que entraram automaticamente no nosso vocabulário.