Como é o curso de escatologia?

Perguntado por: erosa7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 5 votos

O curso de Escatologia Bíblica (Pentecostal) tem como objetivo capacitar os estudantes a compreenderem de forma precisa e contextualizada as profecias bíblicas sobre os últimos dias, a fim de fortalecer a sua fé, promover uma visão esperançosa e prepará-los para viverem de acordo com os princípios cristãos em tempos ...

Descrição do Curso
O curso online de Escatologia tem como objetivo fornecer conhecimentos e habilidades para a compreensão e interpretação das doutrinas cristãs relacionadas ao fim dos tempos.

Mas há também o adjetivo “escatológico” – este de uso mais frequente – que se refere à escatologia como “tratado acerca dos excrementos, coprologia” ou, em acepção ampliada, “utilização ou gosto por expressões ou assuntos relacionados a fezes ou obscenidades”.

Assim, a Escatologia nos leva de volta ao princípio teológico de que o universo criado em todos os seus estágios serve para glorificar a Deus. A consumação do mundo pode ser considerada em processo (in fieri) ou como um fato consumado (in facto esse).

Relativo a excrementos ou à excreção (ex.: humor escatológico; linguagem escatológica).

O termo "escatológico" está relacionado à escatologia, ou seja, a excrementos, sejam fezes ou urina. A vítima relatou que após o abuso tentou se higienizar no banheiro e que tinha gosto horrível. Ficou subentendido que o abusador teria defecado ou urinado no estupro.

Inicialmente, e de forma sintética, podemos dizer que a escatologia no Antigo Testamento origina-se basicamente em uma esperança dirigida ao futuro, esperança que, por vezes iniciada, seja por um processo de libertação, seja por um processo de cativeiro, sempre teve em seu núcleo a ideia fundamental de uma salvação ...

Os termos escatologia ou escatológico não se encontram nos escritos de Tomás. Ali, porém, encontra-se clara concepção da vida após a morte e do futuro tempo da parusia.

configuram a tensão escatológica pela qual o indivíduo antecipa o gozo final do encontro, não o podendo ainda vi- ver no cárcere terreno.

Trata-se de um discurso de revelação apocalítica em perspectiva escatológica (BROWN; FITZMYER; MURPHY, 2011, p. 206). Com ele, o es- critor Mateus, intenta reformatar as crenças e as ações da sociedade onde estava inserida a sua comunidade e assim alterar o status vigente nela de injustiça social.

Na dogmática, a escatologia é o tratado teológico relativo às realidades últimas, aquelas que dizem respeito ao destino do ser humano, individualmente, e de toda criação, coletivamente. Portanto, pode-se dizer que a escatologia indica literalmente estudo ou doutrina das últimas coisas.

A Teologia, que é a doutrina de Deus, tem na Escatologia o estudo do fim, seja da pessoa em si mesma, seja de toda a humanidade. É uma área muito interessante e que pode ser analisada sob o prisma de diversas religiões, cada qual com seus preceitos, dogmas e crenças.