Como se calcula a entropia?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 20 votos

O cálculo da variação da entropia de um sistema é realizado pela subtração da entropia dos produtos pela entropia dos reagentes. O estudo termoquímico aborda, além da chamada entalpia, a variável entropia, que é a medida da desordem das moléculas presentes em um sistema químico.

A entropia é uma grandeza física relacionada ao grau de desordem dos átomos e moléculas de um sistema, indicando as maneiras como estão ordenados nesse sistema. Ao aumentarmos a entropia de um sistema ele passa de uma forma ordenada a uma forma desordenada.

Entropia é um conceito da termodinâmica que mede o grau de desordem das partículas de um sistema físico. Em outras palavras, na Física, é uma grandeza que mede o grau de liberdade molecular de um sistema, associado ao número de configurações possíveis com as partículas que ele possui.

Os valores das entropias de qualquer participante de uma reação são sempre positivos, nunca negativos; As unidades de medida comumente utilizadas para as entropias e para a variação da entropia são J/K. mol e cal/K.

O que é Entropia:
Por exemplo, quando alguém entra na cozinha encontra todos os utensílios e ingredientes organizados, conforme vai cozinhando, as coisas começam a se desorganizar. Da mesma forma seria o sistema da entropia, ou seja, quanto maior o processo de alteração de um estado, maior será a sua desordem.

∆H = HP - HR
A realização do cálculo da variação da entalpia permite identificarmos se a reação é endotérmica ou exotérmica. Se o resultado for negativo, a reação será exotérmica; já se o resultado for positivo, a reação será endotérmica.

Existem quatro Leis da Termodinâmica: Lei Zero (associada ao conceito de temperatura), Primeira Lei (relacionada ao conceito de energia), Segunda Lei (associada ao conceito de entropia) e a Terceira Lei (relacionada ao limite constante da entropia quando a temperatura Kelvin se aproxima de zero).

A entalpia (∆H) diz respeito a energia que é armazenada nas substâncias a fim de que ocorra uma transformação, já a entropia mede a energia que não pode se converter em trabalho.

Baseando-nos no conceito que descrevemos sobre entropia, podemos formular a Segunda Lei da seguinte maneira: A variação de entropia de um sistema isolado é sempre positiva ou nula. A igualdade ΔS = 0 ocorre quando os processos são reversíveis: processos reversíveis não aumentam a entropia.

Posteriormente, em 1862, Clausius propôs a existência de alguma quantidade física, atualmente denominada entropia, cuja variação se encontre relacionada ao sentido em que os processos ocorrem.

e a entropia de fusão é o calor da fusão dividido pelo ponto de fusão.

A entropia, é uma grandeza termodinâmica utilizada pra medir o grau de desordem de um sistema, onde, quanto maior a desordem, maior a entropia.

Se a entropia é baixa, podemos supor que se trata de um processo não espontâneo. Nesse processo, houve uma diminuição na entropia porque há um reagente gasoso e, no produto, uma substância sólida, o que diminui a desordem do sistema.