Quais são as características da entropia?

Perguntado por: aalencastro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 3 votos

A Entropia (S) é uma grandeza termodinâmica que expressa o grau de desordem de um sistema. Dessa forma, podemos interpretar a desordem como o estado de caos: quanto mais imprevisível é o comportamento do sistema, maior sua entropia. Em seu quarto, por exemplo, existem vários objetos.

A entropia está relacionada com a quantidade de informação necessária para caracterizar um sistema. Dessa forma, quanto maior a entropia, mais informações são necessárias para descrevermos um sistema. Um baralho com as cartas dispostas em ordem aleatória é um sistema caracterizado por uma grande entropia.

Um exemplo clássico de aumento de entropia é o gelo derretendo. Nesse caso, a troca de calor com o ambiente altera drasticamente o estado da água do sólido para o líquido. Como dificilmente valerá a pena congelar novamente a água, é considerado um aumento de entropia.

A “entropia” como conceito geral é uma medida da desordem num sistema. Esse princípio estabelece que qualquer processo leva a uma entropia constante ou maior do universo. Pode ser entendido em termo de probabilidade.

Existem quatro Leis da Termodinâmica: Lei Zero (associada ao conceito de temperatura), Primeira Lei (relacionada ao conceito de energia), Segunda Lei (associada ao conceito de entropia) e a Terceira Lei (relacionada ao limite constante da entropia quando a temperatura Kelvin se aproxima de zero).

A TGS se baseia em três princípios básicos: a) Expansionismo; b) Pensamento sintético; c) Teleologia. Todo fenômeno é parte de um fenômeno maior. Desempenho de um sistema depende de como ele se relaciona com o todo.

Posteriormente, em 1862, Clausius propôs a existência de alguma quantidade física, atualmente denominada entropia, cuja variação se encontre relacionada ao sentido em que os processos ocorrem.

Entropia é um conceito da termodinâmica que mede a desordem das partículas de um sistema físico. A entropia é uma grandeza na termodinâmica, representada nas formulações da física pela letra S. De acordo com a Lei da Termodinâmica, quanto maior for a desordem de um sistema, maior será a sua entropia.

Um exemplo no qual a entropia diminui, ocorre na formação da amônia a partir do nitrogênio e do hidrogênio; pois o número de moléculas na fase gasosa diminui, assim a desordem também é menor.

O cálculo da variação da entropia de um sistema é realizado pela subtração da entropia dos produtos pela entropia dos reagentes. O estudo termoquímico aborda, além da chamada entalpia, a variável entropia, que é a medida da desordem das moléculas presentes em um sistema químico.