Qual a diferença entre inibição e timidez?

Perguntado por: rramos3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Uma pessoa tímida pode expressar emoções de forma a conseguir ser carinhosa e cuidadosa com as pessoas, mas o inibido emocionalmente pode exagerar em seu autocontrole pois tem medo de liberar por completo suas emoções e acabar sendo inconveniente ou expor-se demais.

O termo inibição designa um mecanismo que coloca obstáculos à expressão de traços e de comportamentos, assim como um mecanismo que impede a tomada de consciência de certos afetos. Trata-se de uma repressão imposta aos pensamentos, sentimentos ou atos pelas restrições das pulsões instintivas e que são assim recalcados.

De acordo com o Psicólogo Natal Marsari, existem três tipos básicos de timidez: a timidez situacional, a timidez crônica e a timidez proposital.

A timidez é uma emoção que afeta a forma como as pessoas sentem e se comportam face aos outros. A timidez pode significar que a pessoa se sente desconfortável, envergonhada, nervosa ou insegura. Às vezes, a timidez pode fazer as pessoas corar, ficar sem palavras ou mesmo tremer em situações sociais.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

4 sinônimos de inibido para 1 sentido da palavra inibido: 1 acanhado, tímido, encabulado, envergonhado.

As técnicas da terapia do esquema elaboradas para o trabalho com pessoas com o esquema de inibição emocional são: meu espaço; autoexpressão; o que eu preciso dizer; duelo razão versus emoção; fazendo as pazes com as emoções; aproveitando eventos agradáveis.

Medo de não ser aceito
Esse é um dos principais pontos que podem desencadear em um comportamento tímido. A pessoa tem medo de não ser aceita pelo grupo, de falar alguma bobagem ou ter algum comportamento fora do padrão e, para não ser excluída, se retrai.

Como os sintomas da Timidez podem ser confundidos com Ansiedade, o tratamento mais usado é o farmacológico, com recurso a medicamentos que atuam nos sintomas da Ansiedade.

A principal característica definidora da timidez é um medo do que as outras pessoas irão pensar do comportamento próprio, resultando em medo de fazer ou dizer o que quer que seja por temor de ser ridicularizada, humilhada, criticada ou rejeitada.

Podemos citar a relação com três tipos de pessoas que comumente são descritas, por pessoas tímidas, como desencadeadoras de timidez: pessoas que não conhece, ou seja, o medo de pessoas desconhecidas; pessoas em posição de autoridade e pessoas do sexo oposto, ou pela qual se sente de alguma forma atraído.

A timidez pode ser causada por vários fatores, como o medo de não ser aceito, insegurança, habilidades sociais baixas (dificuldade de interagir, falar em público, iniciar e manter conversação...), perfeccionismo, enfim. Pode estar relacionada a ansiedade por conta das questões envolvidas (acima citadas).

Pessoas tímidas costumam ter um efeito calmante nos outros por falarem suavemente e terem uma postura tranquila. Mesmo que não se comuniquem muito, outras pessoas sentem vontade de ficar perto delas por conta disso. Essa é uma característica que muitas vezes não é valorizada, mas é benéfica para o convívio social.

O introvertido
Segundo a especialista, uma pessoa introvertida é alguém que tem uma preferência por ficar sozinha. “O indivíduo acaba tendo uma disposição maior para atividades solitárias, como ler livros, por exemplo.