Qual é o efeito crônico da creatina?

Perguntado por: eximenes3 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Alguns efeitos colaterais podem estar associados a altas doses de creatina. Apesar de dados limitados e inconclusivos, alguns trabalhos falam que doses acima de 30 gramas por dia podem causar disfunções hepáticas, renais e, inclusive, arritmias cardíacas.

O que se pode afirmar sobre efeitos colaterais da creatina é que, se não for consumida de forma moderada e com orientação profissional, assim como todos os demais suplementos, pode causar alguns danos para o organismo. No caso da creatina, mais especificamente nos rins e no fígado.

Creatina é um composto de aminoácidos responsável por trazer diversos benefícios para o corpo humano. Estudos mostram que a creatina pode aumentar a massa muscular, força e desempenho no exercício, além de efeitos positivos em doenças neurológicas e outras doenças crônicas.

A creatina é um suplemento de efeito crônico, o que significa que deve ser consumida diariamente para que se obtenha seus benefícios. Estudos apontam que o efeito de ganho de músculo e força é esperado, em média, após um período de seis a oito semanas de suplementação.

A creatina parece, sim, proporcionar real ganho de massa muscular quando associado a um programa rotineiro de musculação. Além da melhora atlética e do exercício, estudos também mostram que a suplementação de creatina pode melhorar a recuperação pós-exercício e ajuda a prevenir lesões.

Quais são os efeitos colaterais da creatina? Os efeitos colaterais da creatina são náuseas, diarreia, cãibras e desidratação. Contudo, isso varia de acordo com o organismo. Além disso, existe a possibilidade de uma possível sobrecarga dos rins e no fígado, quando essa substância é consumida de forma exagerada.

A creatina pode ser tomada em qualquer horário do dia, antes ou após os treinos. No entanto, para ser melhor absorvida, a creatina deve ser ingerida de preferência com um alimento fonte de carboidratos, como banana, aveia ou uva.

Segundo Alex Feitoza, a creatina demora cerca de três semanas contínuas para começar a fazer efeito na resistência e força. Em relação ao ganho de massa muscular, os benefícios normalmente aparecem entre a 6ª e a 8ª semana. Isso varia de indivíduo para indivíduo, e conforme os exercícios realizados.

A Creatinina (e não creatina) é um marcador de função renal, o mais utilizado, e é eliminada pelos rins. Quando os rins não conseguem filtrar o sangue de maneira correta, esses metabolitos voltam para a corrente sanguínea, e por isso a creatinina alta consegue ser um marcador de dano renal.

O inchaço associado à creatina é causado pela retenção de água nas células musculares.

(Possivelmente) menos força Um dos principais benefícios da creatina é um aumento repentino de força, algo que tende a diminuir quando paramos de tomar o suplemento. Porém, como os níveis de creatina demoram a cair, a diminuição será bastante lenta.