Quais são os tipos de anemia?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Anemias microcíticas

  • Anemia ferropriva.
  • Talassemia.
  • Anemia aplástica.
  • Anemia falciforme.
  • Anemia hemolítica autoimune (AHAI)
  • Anemia por doenças crônicas.
  • Anemia de Fanconi (AF)
  • Por deficiência de B12.

Anemia aplástica
Esse é um tipo grave e raro de anemia normocítica. Os indivíduos com a doença deixam de produzir a quantidade necessária de novas células sanguíneas — hemácias, plaquetas e glóbulos brancos —, por conta de disfunções na medula óssea.

As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada anemia ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de ferro).

São elas:

  1. anemia macrocítica: glóbulos vermelhos estão aumentados de tamanho. O tipo megaloblastico é o mais comum, e em geral é causada pela falta de vitamina B12 ou folato;
  2. anemia normocítica: hemácias com tamanho normais. ...
  3. anemia microcítica: os glóbulos vermelhos têm dimensões menores do que o normal.

A anemia de Fanconi é uma doença genética rara e grave que causa falência da medula óssea e pode levar a outras múltiplas complicações de saúde. Isso ocorre devido a diminuição da produção das células sanguíneas pela medula óssea.

A anemia falciforme e a talassemia não têm cura, apenas tratamentos que consistem em transfusões de sangue regulares.

A anemia é uma condição em que o corpo não tem glóbulos vermelhos saudáveis o suficiente para transportar oxigênio para os tecidos. Isso pode levar a sintomas como fadiga, falta de ar e tonturas.

Os sintomas de anemia podem estar associados ao cansaço, indisposição, tontura, fraqueza e palidez. Manter os níveis adequados de ferro, uma alimentação balanceada rica em vitaminas e realizar sempre check-ups médicos são algumas das estratégias que podem auxiliar na hora de prevenir a condição.

Aumentar consumo de alimentos fonte de vitamina B12 e ácido fólico.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

Assim, a necessidade premente de transfusão de sangue e derivados é inevitável em casos de anemia aguda, como em sangramentos intraoperatórios.

Alimentos que impedem a absorção do ferro
Bebidas gaseificadas. Leite e derivados (cálcio)

Principalmente durante o tratamento da anemia, é orientado evitar a ingestão de certos alimentos na mesma refeição. Isso porque as fonte de cálcio, como leite e derivados, por exemplo, são capazes de diminuir a absorção de ferro no intestino.