Qual é a fruta mais rica em ferro?

Perguntado por: amaldonado6 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 17 votos

Morango – além ferro, contém fibras e antioxidantes. Damasco. Coco. Uva-passa – além do ferro, é rica em propriedades digestivas.

Frutas ricas em ferro como a ameixa, e frutas ricas em vitamina C como o kiwi e o morango, podem ajudar no tratamento contra a anemia.

carnes

Considerando uma alimentação que geralmente se consome no Brasil, os principais alimentos ricos em ferro são as carnes em geral, como as vermelhas, frango, peixes e crustáceos, gema de ovo, feijão e outras leguminosas e os vegetais verde escuros.

Tomar o suplemento de ferro ou consumir o alimento fonte de ferro juntamente com alimentos ricos em vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo, pois a vitamina C atua como facilitadora, favorecendo a biodisponibilidade do ferro ingerido.

Sucos para combater a anemia: agrião e limão
Além disso, o ferro desse vegetal também é essencial para a produção de glóbulos vermelhos, enquanto a vitamina C auxilia na absorção de ferro. Como o limão, o suco pode aumentar a absorção de minerais pelo organismo e fortalecer a saúde.

Alimentos que impedem a absorção do ferro
Café e chá (taninos)

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

Fruta. Abacate, ananás, alperce, manga, ameixa, amora, banana, figo, cereja, kiwi, laranja, limão, tangerina, maçã, morango, pêra, pêssego, uvas. A lista de frutos que são alimentos ricos em ferro é vasta. Para mais, grande parte deles também fornece ao organismo várias vitaminas, como a C.

Entre as leguminosas, o feijão é campeão em ferro.

De maneira geral, diversos estudos indicaram que a suplementação com ferro bisglicinato quelato é superior ao sulfato ferroso na correção da anemia e aumento das reservas de ferro do organismo, além de causar menor incidência de efeitos colaterais que poderiam reduzir a adesão do paciente ao tratamento.