Como ver se tem anemia pela unha?

Perguntado por: lmarinho . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 19 votos

Anemia: a anemia pode ser causada por falta ferro no sangue, quando há deficiência desse elemento, as unhas ficam fracas, quebradiças e podem apresentar deformidades como formato em colher.

Sem cor: a palidez da unha pode ser sinal de problemas como anemia (deficiência de ferro), doença do fígado, má nutrição ou até insuficiência cardíaca. Brancas: quando estão maioritariamente brancas, com os rebordos mais escuros, existe a possibilidade de problemas a nível do fígado, como hepatite.

Basta posicionar o dedo no dispositivo para que diferentes comprimentos de onda emitidos pela pele sejam captados e interpretados por um aplicativo, na tela do celular. Dependendo da cor, é possível saber se a pessoa sofre de anemia simples, moderada ou severa.

Como saber se estou com anemia pelos olhos? Os olhos também dão sinais de que você está com anemia. Mucosas na parte interna do olho, olho amarelado ou conjuntiva (abaixo do olho) pálida, podem indicar hemoglobinas baixas e um diagnóstico positivo de anemia.

Unhas amareladas
A cor pode ser caracterizada por herança genética ou pelo envelhecimento da unha, deixando-a mais espessa e com tom amarelado. Ela também pode resultar da pigmentação provocada por micoses e fungos específicos. Em casos mais graves, indica ainda condições como psoríase, HIV e doença renal.

O paciente com anemia pode se queixar de fraqueza, indisposição, falta de ar, tontura, palpitação, cefaleia, palidez de pele e mucosas, enfraquecimento dos cabelos e unhas. Caso a anemia seja discreta, os sintomas terão intensidade correspondente, sendo mais frequentes e intensos nos casos das anemias mais graves.

“Às vezes, a unha pode ficar com uns furinhos, chamados de 'pitting'. Esses furinhos podem significar que a pessoa tem uma psoríase, um eczema ou uma dermatite. Também podem significar uma queda de cabelo, que chamamos de 'alopecia areata'.

Se você tem sintomas de anemia ou outras preocupações com relação à saúde do sangue, agende um teste rápido de hemoglobina com o profissional da saúde, na farmácia ou consultório mais próxima de você.

Portanto, um quadro de anemia pode influenciar na menstruação, atrasando a sua chegada ou mesmo a interrompendo por completo¹. Quando o intervalo entre uma menstruação e outra passa de 35 dias, temos um caso de oligomenorreia.

Os sintomas da enfermidade incluem cansaço, sonolência, fraqueza, unhas fracas, queda de cabelos, falta de apetite, palidez da pele e das mucosas. O diagnóstico pode ser obtido por avaliação clínica e exames como o hemograma e perfil de ferro.

Nas anemias crônicas, a baixa na produção de hemoglobina provoca palidez cutânea e nas mucosas, cansaço, falta de memória, tonturas, fraqueza, dores musculares, sonolência, falta de ar ou respiração muito curta, palpitação e taquicardia, porque o coração é obrigado a bater mais depressa para garantir o fornecimento ...

De acordo com estudos anteriores, um dos sintomas de uma pessoa com anemia é a cor amarelada do interior da pálpebra inferior.

Portanto, na anemia, a pele e as mucosas recebem menos sangue, e o sangue que chega está diluído por haver falta de hemácias. Além da palidez, a pele também pode ficar mais fria. Em pessoas de pele mais escura, esta palidez da pele é mais difícil de ser notada.

Os sulcos longitudinais, linhas que abrangem a cutícula até a ponta da unha são as mais comuns e geralmente não significam muito. “Em sua maioria, [elas apenas] significam que o tempo passou e suas unhas estão mudando,” diz.

As unhas saudáveis devem apresentar uma coloração rosada e uma superfície lisa e livre de rugosidades, ondulações e imperfeições. Assim, quando elas ficam mais grossas ou mais finas, descamam ou apresentam alterações no formato ou na cor, é preciso ficar de olho na saúde.