O que é hipotermia maligna?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

A hipertermia maligna (HM) é uma desordem farmacogenética rara, porém grave, de herança autossômica dominante, latente, que ocorre em indivíduos geneticamente predispostos quando em contato com alguns agentes usados em anestesia geral, principalmente halogenados e succinilcolina.

Sinais e sintomas da hipertermia maligna
O primeiro sinal é rigidez muscular, especialmente no maxilar, seguido de taquicardia, outras arritimias, taquipneia, acidose, choque e hipertermia. Hipercapnia [detectada pelo aumento no dióxido de carbono (CO2) ao final da expiração] pode ser um sinal precoce.

A hipertermia maligna (HM) é uma afecção hereditária e latente, caracterizada classicamente por uma síndrome hipermetabólica em resposta à exposição aos anestésicos voláteis (halotano, enflurano, isoflurano, sevoflurano e desflurano) e/ou succinilcolina1(D).

Resfriar o paciente. Utilizar resfriamento externo (aplicação de bolsas de gelo, colchão térmico) e interno (infusão de soluções geladas intravenosas, retais, vesicais– resfriamento ativo), se necessário, até atingir 38ºC – para evitar hipotermia. Monitorar a temperatura corporal.

A hipertermia é uma situação que acontece quando o corpo fica com uma temperatura mais elevada do que normal, sendo desencadeada por outros fatores que não estão relacionados ao combate de agentes infecciosos, algo que é característico da febre.

A hipertermia maligna (HM) é uma doença farmacogenética rara, de caráter autossômico dominante, de baixa incidência, porém potencialmente fatal, desencadeada por exposição a agentes anestésicos inalatórios halogenados e/ou succinilcolina.

Pode ser desencadeada por anestésicos inalatórios (halotano, enflurano, isoflurano, sevoflurano e desflurano) e um relaxante muscular injetável usado na anestesia (succinilcolina). A Hipertermia Maligna é considerada uma emergência e o indivíduo em crise deve receber tratamento imediato com Dantrolene.

Existe apenas uma única droga capaz de reverter a crise, que é o dantrolene sódico, droga bloqueadora do canal de cálcio. Os indivíduos susceptíveis podem levar uma vida normal. Apenas necessitam portar algum tipo de identificação da susceptibilidade a hipertermia maligna.

Medicamento para tratamento de Síndrome da Hipertermia Maligna pode ser obrigatório em hospitais. Os hospitais, clínicas e atendimentos de urgência, públicos e privados, poderão ser obrigados a manter em seus estoques o medicamento Dantrolene Sódico ou similar.

Geralmente quando ela surge, já é um sinal de alerta. Mas, quando a temperatura do corpo cai abaixo de 35 º C ocorre a hipotermia, condição que requer tanta atenção quanto a febre. Em condições normais, nosso organismo tem a temperatura estável na média de 37º C.

O dantroleno é o único fármaco atualmente disponível para tratamento efetivo e específico no combate à Hipertermia Maligna. Após sua introdução, a taxa de mortalidade de hipertermia maligna diminuiu de 80% em 1960 para menos de 10% nos dias de hoje.

Hipertermia maligna pode ser acionada por HALOTANO HOECHST, assim como por outros anestésicos, mesmo locais. Além das medidas convencionais de emergência o uso de Dantroleno sódico por via intravenosa é recomendado.

Tratamento da hipertermia
A hipertermia, geralmente, é tratada com métodos de resfriamento mecânico do corpo. Dentre os métodos conhecidos, podemos citar o uso de lençóis molhados, ventilação de ar, utilização de pacotes de gelo e a imersão em água fria.

Mesmo a hipotermia leve pode causar sangramento, eventos do miocárdio, infecção e dor pós-operatória. Se não for tratada rapidamente, a Hipertermia Maligna leva a morbidade ou morte.