Quem faz hemodiálise é normal perder peso?

Perguntado por: rpilar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

A maioria dos pacientes em diálise tem o apetite reduzido. Mesmo que não sinta fome, certifique-se de que você está fazendo três refeições principais por dia e dois lanches entre as refeições.

Pacientes em hemodiálise podem experimentar perda ponderal nos primeiros meses de tratamento.

Alguns pacientes podem sentir dor de cabeça, câimbras, reações alérgicas, enjoos e calafrios.

Como o tratamento de hemodiálise pode causar, ao longo do tempo, desnutrição e emagrecimento, é importante que esses pacientes tenham uma dieta mais controlada.

Na maioria das sessões de hemodiálise o paciente não sentirá nada, mas algumas vezes, pode ocorrer queda da pressão arterial, câimbras ou dor de cabeça. Por estes motivos, a sessão deve ser sempre realizada na presença de um médico e uma equipe de enfermagem.

As melhores fontes de gordura, e também as mais saudáveis para seu coração, são os peixes gordos, os produtos lácteos e o azeite. Se tiver dificuldade em engordar, tente adicionar um pouco de azeite em suas refeições.

A hemodiálise é realizada por uma máquina que exerce o papel de filtrar o sangue, eliminando os resíduos prejudiciais à saúde, tais como o excesso de sal e de líquidos, uma vez que os rins doentes estão incapazes de realizar. Ou seja, o procedimento funciona como um “rim artificial”.

A sobrevida média, segundo a literatura, é de 10 anos, mas sabemos que isso depende de muitos fatores, como serviço, atendimento, horas de diálise, etc.

As complicações mais comuns durante a hemodiálise são, em ordem decrescente de frequência, hipotensão (20%-30% das diálises), cãibras (5%-20%), náuseas e vômitos (5%-15%), cefaleia (5%), dor torácica (2%-5%), dor lombar (2%-5%), prurido (5%), febre e calafrios (< 1%).

Quanto às intercorrências, foram notificados 45 tipos, dos quais a hipotensão (12 %), a cefaleia (9,5 %), o mal-estar (8,4 %), a hipertensão (8,2 %), a hipoglicemia (6,4 %) e câimbras (5,9 %) foram as mais frequentes.

E o peso, como funciona na hemodiálise? Lembre - se: A restrição líquida engloba água, leite, suco, chá, café, sopa, caldo, iogurte, gelatina e todos os alimentos que têm, em sua composição, grande quantidade de água, principalmente frutas (ex: melancia, melão, abacaxi), verduras e legumes. Sim.

Portanto, essa água ingerida fica acumulada nos tecidos do corpo até ser removida na próxima sessão de diálise. Para isso, é recomendado que os pacientes renais não bebam muita água, para evitar a progressão da doença, tais como, inchaços, aumento da pressão arterial e edema agudo no pulmão.