Quem faz hemodiálise não pode trabalhar?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

QUEM FAZ HEMODIÁLISE PODE TRABALHAR? pode trabalhar.

O paciente em hemodiálise poderá conduzir sua vida normalmente, mas isso irá depender do estado clínico de cada um. A pessoa que apresenta boas condições pode trabalhar e ter uma vida social normal, desde que considere e cumpre com as recomendações médicas e horário das sessões do tratamento.

Alerta nutricional
Os maiores inimigos de quem faz hemodiálise são os excessos de fósforo e de potássio, além dos conservantes presentes em alimentos industrializados como presunto, mortadela e outros embutidos.

O Doente Renal Crônico, quer esteja ele submetido à diálise, quer seja ele um transplantado, sofre demais. Têm, em geral capacidade para o trabalho, mas, assim como as pessoas com deficiência, têm algumas limitações e devem ser amparados pela sociedade.

Os pacientes em hemodiálise podem ser elegíveis para receber o auxílio-doença, um benefício previdenciário concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Aposentado em tratamento por hemodiálise tem direito a acréscimo de 25% em seu benefício por invalidez. O Poder Judiciário definiu que aposentados inválidos fazem jus a acréscimo de 25% na aposentadoria só pelo fato de estarem em tratamento hemodialítico.

O portador de doença renal crônica tem direito, principalmente, aos benefícios de aposentadoria por invalidez e auxílio-doença, conforme o grau de sua saúde.

Pelos meus 30 anos de experiência médica, afirmo que o paciente vive muito bem nos primeiros 5 anos de diálise. A sobrevida média, segundo a literatura, é de 10 anos, mas sabemos que isso depende de muitos fatores, como serviço, atendimento, horas de diálise, etc.

7 – A hemodiálise faz o rim voltar a funcionar? Como já falamos, a hemodiálise não trata o rim e sim desempenha a função que ele deixou de fazer. Ou seja, o equipamento que realiza o procedimento é como se fosse o próprio órgão filtrando o sangue do paciente, por isso ele não faz o rim voltar a funcionar.

Até que ponto uma pessoa que se submete a hemodiálise pode ter uma vida normal? Edna Regina Pereira -Como todo procedimento, o paciente precisa adequar seus horários para ir na clínica três vezes na semana. Pode continuar a trabalhar, dirigir, estudar e até viajar, desde que os horários sejam ajustados à sua rotina.

As pessoas com diagnóstico de doença renal crônica são consideradas deficientes, para todos os efeitos legais.

Pacientes submetidos a hemodiálise, como sugerem estudos, apresentam propensão a dormir em circunstâncias inapropriadas. A sonolência excessiva diurna causa estresse e choques na rotina, dois fatores bastante prejudiciais à saúde. “É fundamental estar atento às queixas dessas pessoas.

Por conta dos gastos que envolvem o tratamento, o paciente renal crônico também possui o direito de fazer movimentações e levantamentos dos benefícios de fundo de garantia, como o FGTS, PIS e PASEP.