Quais são as manchas de hanseníase?

Perguntado por: lcamilo7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

A doença se manifesta na pele em forma de manchas esbranquiçadas, amarronzadas, e acastanhadas. E gera uma alteração de sensibilidade.

Se você observou manchas avermelhadas ou esbranquiçadas com dormência ou perda de sensibilidade, você precisa ficar alerta ! Estes sinais são característicos da Hanseníase, doença que atinge a pele e os nervos.

As manchas de hanseníase normalmente são os primeiros sinais para o início da doença. Estas manchas iniciais são hipocrômicas (mais claras que o tom da pele), com diminuição de sensibilidade dolorosa, tático e térmica. O local que elas mais aparecem são braços, pernas e costas, mas podem aparecer em todo o corpo.

– manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; – áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; – caroços e placas em qualquer local do corpo; – diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Hanseníase tuberculoide (doença de Hansen paucibacilar): lesões cutâneas consistem em uma ou algumas máculas hipoestésicas, centralmente hipopigmentadas, com bordas nítidas e elevadas. O exantema, como em todas as formas de hanseníase, não é pruriginoso.

Locais com maior predisposição para o surgimento das manchas: mãos, pés, face, costas, nádegas e pernas. Importante: Em alguns casos, a hanseníase pode ocorrer sem manchas, apenas com alteração neural.

O diagnóstico de hanseníase pode ser facilmente confundido com outras doenças (artrite, artrose, trombose, fibromialgia, por exemplo) e quando tardio pode deixar graves sequelas. Nas fases agudas, podem aparecer caroços (nódulos) e/ou inchaços (edema) nas partes mais frias do corpo, como orelhas, mãos, cotovelos e pés.

Cores e tipos de manchas na pele apontam para diferentes...

  • Manchas marrons. Melanose – ela está diretamente ligada ao sol e aparece mais no dorso das mãos, colo e costas, que são áreas de muita exposição solar. ...
  • Manchas pretas. ...
  • Manchas brancas. ...
  • Manchas roxas. ...
  • Manchas vermelhas.

Os sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase são:
Manchas (brancas, avermelhadas, acastanhadas ou amarronzadas) e/ou área (s) da pele com alteração da sensibilidade térmica (ao calor e frio) e/ou dolorosa (à dor) e/ou tátil (ao tato);

Na hanseníase, as lesões de pele sempre apresentam alteração de sensibilida- de. Esta é uma característica que as diferencia das lesões de pele provocadas por outras doenças dermatológicas. A sensibilidade nas lesões pode estar diminuída (hipoestesia), ou ausente (anes- tesia).

2) COMO SUSPEITAR DE UM CASO DE HANSENÍASE
Área de pele seca e com falta de suor; – Área da pele com queda de pêlos, mais especificamente nas sobrancelhas; – Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade; – Sensação de formigamento ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato.

Porém, o que muitos não sabem é que no Brasil todos os anos centenas de pessoas contraem doenças pelo consumo ou simples contato com animais silvestres. Um desses bichos é o tatu, um forte disseminador da bactéria que causa o Mal de Hansen, popularmente conhecido como lepra.

Tudo vai depender do número inicial de lesões, da gravidade da infecção, da classificação e tratamento definido para cada pessoa. A maioria das lesões cicatrizam sem deixar marcas, porém pode levar alguns anos para que as lesões cutâneas desapareçam completamente(1,2).

Existem tipos variados de hanseníase, que estão relacionados à forma como o organismo reage ao bacilo causador da doença. Entre esses tipos, podemos destacar: hanseníase tuberculoide, hanseníase virchowiana, hanseníase borderline e hanseníase indeterminada.