Onde a bactéria H. pylori fica?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 2 votos

A infecção pela bactéria H. pylori ocorre no revestimento do estômago e ela também pode ser encontrada nas fezes, na saliva e na placa nos dentes. A bactéria H. pylori pode ser transmitida de pessoa para pessoa, especialmente se as pessoas infectadas pela bactéria não lavarem bem suas mãos após evacuarem.

pylori, é uma bactéria encontrada no estômago. Ela sobrevive em um ambiente muito ácido graças a sua capacidade de converter a ureia em amônia e gás carbônico. Isso é o que lhe dá energia necessária para sobreviver.

Como a H.
Pylori acontece pelo contato com fezes, saliva, água e alimentos contaminados. Por exemplo, se uma pessoa não lavou as mãos adequadamente após ir ao banheiro e segurou na mão de outra pessoa, essa pode ser uma forma de contaminação pela bactéria.

“A infecção pelo H. pylori pode provocar sintomas como dor ou queimação epigástrica, náuseas e vômitos. Estes sintomas podem ser facilmente confundidos com gastrites de outras etiologias, além de esofagites e úlceras gastroduodenais”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

A causa da infecção por H. pylori está ligada à transmissão oral por meio da saliva, água ou alimentos contaminados e também por contaminação fecal, onde a bactéria também já foi identificada.

O tratamento de primeira linha deve ser feito com amoxicilina 1g + claritromicina 500 mg + omeprazol 20 mg (ou outro IBP – por exemplo: pantoprazol 40 mg, lansoprazol 30 mg, esomeprazol 20 mg, dexlansoprazol 60 mg), todos os medicamentos a cada 12 horas, por 14 dias.

A H. pylori pode ser transmitida de uma pessoa contaminada para outra por meio de secreções, especialmente através das fezes. Um dos principais modos de transmissão acontece pelo contato com mãos ou vaso sanitário que não foram corretamente higienizados.

Muitas pessoas, no entanto, convivem com a H. pylori e não apresentam sintomas. “Quando essa bactéria provoca um processo inflamatório crônico, isso aumenta o risco de aparecimento de câncer de estômago”, explica o oncologista do hospital A Beneficência Portuguesa Felipe Moraes Toledo Pereira.

A contaminação pela bactéria H. pylori também aumenta o risco de câncer de estômago. Quando ela se instala dentro do órgão pode causar gastrite e úlceras. E, em alguns casos, provoca um processo inflamatório crônico, que aumenta o risco de aparecimento deste tipo de tumor.

pylori é diagnosticada por exame de endoscopia. O tratamento é feito com o uso de antibióticos. Depois de dois ou três meses, é preciso realizar novos exames para saber se ela foi eliminada do organismo. O novo teste poderá substituir, durante o tratamento, a desconfortável endoscopia.

Refrigerantes devem ser evitados no tratamento de H. pylori
Também devemos evitar doces concentrados, frituras e alimentos gordurosos, molhos e condimentos ácidos ou picantes, enlatados e conservas”, recomenda a gastroenterologista Amanda Medeiros.

O tratamento para erradicação do H. pylori é feito com medicação específica e antibióticos. “Em todo tratamento com antibiótico nós esperamos pelo menos 48h para que possa haver efeito.

De acordo com o especialista, a primeira opção de tratamento consegue eliminar totalmente a H. pylori em até 90% dos casos. Mas, alguns pacientes podem precisar de medidas adicionais. “Nos casos refratários, podemos tentar outros esquemas de erradicação, considerados de segunda linha”, completa o profissional.

A H. pylori é uma bactéria que se instala no estômago e provoca sintomas como dor e desconforto abdominal. Seu diagnóstico pode ser feito por exames de fezes, teste respiratório e endoscopia, e o tratamento, à base de antibióticos e inibidores de bomba de próton.