Quem tem problema de gota pode tomar café?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 14 votos

Estudos feitos pela Universidade de Harvard (EUA) e pela Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) apontam que o consumo de quatro xícaras de café por dia diminui a produção de ácido úrico pelo organismo, baixando o risco de crise de gota em cerca de 50%.

Porém, pessoas que têm restrições ao consumo de café ou cafeína, devem continuar evitando a bebida. Cebola – Assim como muitos dos alimentos já citados, a cebola também age como depuradoras no organismo. Elas diminuem a hiperuricemia e baixa os triglicerídeos.

Durante o tratamento da gota é recomendado priorizar alimentos com baixas quantidades de purinas, além de alimentos com boas quantidades de água, vitaminas e fibras, como: Vegetais frescos, como agrião, cenoura, tomate, abóbora, cebola, pepino, brócolis, couve-flor, espinafre, tomate e alface.

Evitar o consumo de frutos do mar, sardinha, miúdos (rim e fígado), excesso de carne vermelha e pele de aves quando os níveis de ácido úrico estiverem altos porque você pode desencadear uma crise. Sob tratamento, esses alimentos podem ser ingeridos sem exagero.

Fatores que aumentam o risco de gota
Níveis elevados de ácido úrico no sangue; Beber muito álcool (principalmente cerveja);

O ácido de maçã no vinagre de sumo de maçã decompõe o ácido úrico no corpo e é muito bom para a gota. Para isso, 1 colher de chá de vinagre de maçã deve ser adicionada a 1 copo de água. O sumo de limão está entre aqueles conhecidos por neutralizar o ácido úrico. Isto garante que o ácido úrico é removido do corpo.

Os alimentos que devem ser evitados são principalmente os carboidratos refinados, como pão branco, açúcar e farinhas, as carnes vermelhas, as vísceras e os frutos do mar.

alimentos ricos em ácido fólico: laranja, banana, abacate, couve, folha de beterraba e pão integral reduzem a excreção de ácido úrico.

A dor e o inchaço durante um ataque de gota é controlada com medicamentos anti-inflamatórios e de alívio da dor (ibuprofeno, paracetamol) ou colchicina.

O tratamento da crise de gota pode envolver anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), outros anti-inflamatórios, como a colchicina, e, dependendo, até mesmo algum corticoide.

Alho – Assim como a cebola, o alho tem poder de reduzir o colesterol, a pressão arterial e as taxas de ácido úrico. O indicado é amassar dois dentes de alho e colocar em um copo de água por cerca de 6 horas. Depois desse período, é só coar e tomar a mistura ao menos três vezes ao dia.

Miúdos: fígado, moela e rins; Refrigerantes e sucos industrializados; Bolachas, biscoitos e doces; Alimentos ultraprocessados e embutidos (salsicha, mortadela, bacon, peito de peru)

Gota não contraindica a ingesta de ovos, quem tem gota deve evitar o excesso de ingesta proteica, como excesso de carnes e ovos para todas as pessoas independentemente de terem gota ou não são até 4 ovos ao dia se não houver danos renais.