Quem tem problema de gota pode comer feijão?

Perguntado por: lxavier . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Arroz e feijão por si só não costumam ser um problema para pacientes com gota, ao contrário de alimentos como carne vermelha, bebidas alcoolicas (principalmente destilados e cervejas), embutidos, certos tipos de frutos do mar, por exemplo.

Não há problemas emcomer arroz, feijão e uma porção moderada de frango.

Sim, quem tem ácido úrico alto pode comer ovo! Contudo, a ingestão deve ser moderada, para não agravar o quadro. A ingestão moderada de ovos significa que o consumo não deve passar de 1 a 2 ovos por dia.

Sementes de abóbora – A abóbora é um dos vegetais mais diuréticos que existe e, por meio da produção de urina, ajuda a eliminar os níveis de ácido. Os modos de comer são variados - cozida ou assada são os mais indicados. Mas o mais importante é não descartar as sementes, que são ainda mais poderosas neste tratamento.

Os alimentos que teoricamente podem ser consumidos com muito cuidado e esporadicamente são, leguminosas como feijão carioca inclusive, ervilha, grão de bico, lentilha, cogumelos, espinafre, couve-flor, manteiga, margarina e chocolate.

O macarrão em si (e nem a sopa) estão diretamente ligados ao aumento do ácido úrico. Porém, se você está se referindo a sopa de macarrão pronta do mercado, que contém aditivos químicos, conservantes, aromatizantes, realçadores de sabor, esses componentes podem sim estimular o aumento do seu ácido úrico.

Mas algumas frutas mais doces (como os figos, as bananas, as uvas, os pêssegos) podem causar hiperuricemia. A ingestão de cerejas ou dos seus extratos foi associada a uma diminuição do risco de gota.

Frutas como Laraja, limão, tangerina têm altas taxas de Vitamina C. A vitamina C pode ajudar a diminuir os níveis de ácido úrico.

A crise aguda de gota pode ser controlada com o uso de colchicina, antiinflamatórios ou a associação de ambos com alívio em geral após 2 horas da dose inicial. Essas medicações devem ser usadas sempre sob prescrição médica e com cautela em pacientes com insuficiência renal, hipertensão, ulceração péptica ou gastrite.

A ingesta de suco de limão não é contraindicada em pacientes com o diagnóstico de gota. Há estudos até mesmo mostrando a possibilidade de redução do ácido úrico para quem faz ingesta regular de suco de limão. No entanto, não existe nada na literatura sobre o uso excessivo durante uma crise.

As opções recomendadas são carne de frango e pato. Outros alimentos que contem purina são couve-flor, espinafre, couve-flor. Fígado, rins, moela, enfim, todos os órgãos de animais devem ser retirados do cardápio de quem sofre de gota.

Um excelente remédio caseiro para o ácido úrico é o suco combinado de beterraba, cenoura, pepino e agrião. Os ingredientes destes suco possuem propriedades que ajudam a eliminar o excesso de ácido úrico do organismo, podendo ser um ótimo complemento terapêutico para gota e artrite.

Chá de cavalinha
A cavalinha é uma planta com propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias que estimula a produção de urina e, dessa forma, ajuda a eliminar o ácido úrico do organismo.

Beber bastante água ajuda a eliminar o ácido úrico do organismo, segundo a nutricionista. "O que pode acontecer é o organismo produzir mais ácido úrico por causa de algum problema – que deve ser investigado por um médico –, mas também a pessoa estar eliminando menos pela urina, por não beber tanta água", recomenda.

Frango e peru: Carnes de aves, como frango e peru, geralmente possuem teores mais baixos de purinas em comparação com carnes vermelhas.