Qual a diferença entre gastroenterite e infecção intestinal?

Perguntado por: ebarreto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 7 votos

A infecção viral é a mais comum e altamente contagiosa, seus principais agentes são Rotavírus, Norovírus, Astrovírus, Adenovírus e Sapovírus. Já a gastroenterite bacteriana é frequentemente associada à contaminação de água e alimentos e podem ser ligadas às bactérias Salmonella, E.

Os principais sintomas da infecção intestinal são vômitos, diarreia, cólicas e sensação de estufamento provocada pelo excesso de gases. Algumas pessoas também sentem tontura e mal-estar generalizado.

Gastroenterite viral
Nas infecções virais, diarreia aquosa é o sintoma mais comum; fezes raramente contêm muco ou sangue.

Da seguinte maneira:

  1. gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. ...
  2. gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue. ...
  3. gastroenterite parasitária: desencadeia diarreia subaguda e, em alguns casos, crônica.

Tratamento. Em alguns casos da doença contraída por vírus, a gastroenterite não requer tratamento específico, sendo a medicação utilizada apenas para o alívio dos sintomas, que se amenizam em poucos dias; é recomendado que o paciente beba bastante água.

Na hora de saborear aquele doce ou experimentar um prato diferente, muitas vezes, não dá para imaginar que momentos depois aquela sensação de mal-estar, acompanhada de diarreia, enjoo, dores no corpo, desidratação e até mesmo febre, vai aparecer. Sintomas como esse podem ser um sinal de infecção intestinal.

Segundo a Dra. Zuleica Barrio Bortoli, gastroenterologista do Hospital Brasília, o melhor remédio para infecção intestinal é a hidratação. Para isso, o profissional de saúde pode indicar o consumo de água, água de coco, chás e isotônicos. Caso a hidratação por via oral não seja viável, o indicado é soro intravenoso.

Dentre os sintomas da infecção intestinal, a diarreia é o mais comum, geralmente com três ou mais evacuações em 24 horas. A diarreia é considerada aguda se durar menos de sete dias, prolongada, se ficar entre 7 e 13 dias. Casos persistentes são aqueles em que a diarreia dura de 14 a 29 dias.

Como a gastroenterite provoca uma perda muito grande de líquidos, sua complicação maior é a desidratação, que pode ser severa e, em casos graves, evoluir para um choque hipovolêmico, também conhecido como choque hemorrágico.

Gastroenterite raramente dura mais do que 1 a 3 dias. No entanto, pode levar de 1 a 2 semanas para que seus hábitos intestinais voltem completamente ao normal. Pode ser uma doença grave em pessoas cujo sistema imunológico não está funcionando corretamente.

O Ministério recomenda que o paciente com diarreia deve ficar atento e voltar aos serviços de saúde se não perceber melhoras ou se apresentar os seguintes sintomas: Piora da diarreia. Vômitos repetidos. Muita sede.

A infecção pode ser adquirida através das mãos sujas, do contato próximo com uma pessoa contaminada, compartilhando comida, bebida ou utensílios, através de gotículas de saliva, tosse, espirros ou da ingestão de alimentos contaminados.

Alimentos crus, em seu estado natural, como a carne, aves domésticas, peixe e crustáceos, ovos, leite não pasteurizado e laticínios, e produtos frescos frequentemente contém bactérias que podem causar a gastroenterite aguda.

Administre líquidos por via intravenosa (IV) Administre medicamentos para parar a diarreia e ajudar a melhorar a dor de barriga. Administre medicamentos para eliminar parasitas, caso um parasita seja a causa da gastroenterite. Administre antibióticos, no caso de alguns tipos mais raros de gastroenterite.

Evite líquidos ácidos (como suco de laranja) ou cafeinados (como o café) ou que sejam gasosos.

Bifidobacterium lactis: este probiótico possui qualidades estimulantes do sistema imunológico e protetor do intestino e pode reduzir significativamente a gravidade e a frequência da diarreia em crianças. Lactobacillus casei: L. casei é outra cepa probiótica que foi estudada por seus benefícios antidiarreicos.