Como se tem furúnculo?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 7 votos

Surge especialmente nas regiões com pelos e mais expostas à umidade, pressão e atrito, ou a substâncias gordurosas que facilitam a obstrução dos folículos pilosos. Face, pescoço, costas, axilas, coxas e nádegas são as áreas mais vulneráveis.

É importante saber ainda que essa bactéria pode ser contagiosa, podendo ser transmitida pelo contato com o pus ou mesmo com o ar. Algumas condições, como a diabetes, podem ser um fator de risco. A pessoa com furúnculo precisa adotar certos hábitos de higiene para evitar a propagação.

As complicações relacionadas ao furúnculo podem ser graves, como a disseminação da bactéria causadora do furúnculo para o sistema nervosa central.

Furúnculo é uma infecção de pele, geralmente causada pela bactéria Staphylococcus aureus, que acomete o folículo piloso (pelo), a glândula sebácea e o tecido ao redor.

Por que o furúnculo acontece? Na maioria das vezes esse abscesso tem como causa uma infecção bacteriana, sendo a mais comum a por Staphylococcus aureus —uma bactéria que pode ser encontrada na superfície cutânea de muitas pessoas sem que cause algum tipo de problema.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Uma compressa quente aplicada na região afetada pode facilitar a drenagem do furúnculo. Este é o primeiro passo para tratar a infecção e deve ser sua primeira atitude quando surgir um furúnculo. Basta mergulhar uma toalha em água morna e aplicá-la sobre a pele por 10 a 15 minutos, de três a quatro vezes por dia.

Nunca se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. A aplicação de calor úmido no local acelera o processo de drenagem espontânea. Há casos, porém, em que se torna necessária a administração de antibióticos de uso tópico ou por via oral.

Essas partes são axilas, virilhas, rosto, coxa e outras regiões que combinem pelo, suor e atrito. Sua duração pode ser de até 3 semanas, que é o prazo limite para o abcesso estourar e vazar o pus da infecção. Após esse rompimento, ele ainda pode demorar mais 7 dias para cicatrizar.

Não é recomendado tentar espremer e estourar o furúnculo, pois pode agravar a infecção e espalhá-la para outros lugares do corpo. O tratamento é baseado em antibióticos que atuam contra as bactérias. Compressas quentes ajudam a drenar a região para tirar o pus e acelerar a cura.

Muitas vezes, porém, o furúnculo não se rompe espontaneamente, e ajuda médica é necessária para drenar o abscesso. Abscessos muito volumosos e profundos podem deixar cicatrizes. Algumas lesões podem também formar pequenos buracos na pele após serem drenadas.