Como saber se a diarreia é viral ou bacteriana?

Perguntado por: spaiva . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Da seguinte maneira: gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7; gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue.

Nas infecções virais, diarreia aquosa é o sintoma mais comum; fezes raramente contêm muco ou sangue. Para manifestações específicas ao norovírus e rotavírus, ver Gastroenterite por norovírus. Os sintomas são vômitos, cólicas abdominais e diarreia que geralmente desaparecem em 1 a 3 dias.

Sintomas da Disenteria Bacteriana
O principal sintoma é a diarreia, muitas vezes acompanhada de sangue ou muco. No entanto, outros sintomas podem aparecer, como: aumento da frequência para evacuar, náuseas e vômitos que podem conter sangue, cansaço, desidratação e falta de apetite.

No caso da virose, no entanto, a febre costuma ser mais baixa e o quadro regride em até cinco dias. Já a intoxicação alimentar é uma situação mais grave que pode perdurar por uma semana ou mais e causar febre alta, entre outras complicações.

Os casos de diarreia apresentam, em geral, duração curta e são autolimitados. “Este período costuma variar entre cinco e sete dias”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

Como acabar com a diarreia: 6 dicas caseiras

  1. Beba muita água e líquidos.
  2. Consuma alimentos leves e de fácil digestão.
  3. Use probióticos.
  4. Evite medicamentos antidiarreicos, a menos que prescritos por um médico.
  5. Descanse e evite atividades extenuantes.

Em qualquer diarreia, o principal tratamento é a hidratação, já que a desidratação provocada pela perda de água nas fezes é a principal causa de complicações. Soluções que contenham água, sódio e glicose são melhores que aquelas com água pura, pois na diarreia perdemos não só água como também eletrólitos.

Sinais e sintomas

  1. Cólicas abdominais;
  2. Dor abdominal;
  3. Febre;
  4. Sangue ou muco nas fezes;
  5. Náusea;
  6. Vômitos.

Dentre os sintomas da infecção intestinal, a diarreia é o mais comum, geralmente com três ou mais evacuações em 24 horas. A diarreia é considerada aguda se durar menos de sete dias, prolongada, se ficar entre 7 e 13 dias.

É causada por vírus e bactérias. Se não for convenientemente tratada, pode demorar até 1 semana para os sintomas desaparecerem; Diarreia crônica: Dura mais de 2 semanas seguidas, mesmo que os casos de evacuações típicas de diarreia sejam pontuais durante esse período.

Você deve procurar um médico quando os sinais e sintomas piorarem, quando notar sangue nas fezes e não conseguir se hidratar adequadamente apenas com líquidos por boca. De acordo com o Dr. Andrade, os sinais da desidratação são fraqueza, mãos geladas, tontura ao se levantar e frequência do coração aumentada.

Na virose intestinal, as fezes são mais pastosas e a febre mais baixa, pode haver tosse e dor de garganta. Já na intoxicação alimentar, as fezes são mais aquosas e a febre bastante elevada, podendo durar alguns dias.