Como se pega uma virose gastrointestinal?

Perguntado por: amata . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

As viroses gastrointestinais são causadas principalmente pelo enterovírus, que causa uma inflamação e é transmissível pelo contato com superfícies, águas e alimentos. Entre os sintomas de virose, estão a dor abdominal, diarreia (que pode ser mais líquida e pastosa) ou até mesmo o aumento da frequência da evacuação.

As respiratórias são transmitidas por gotículas da boca ou do nariz da pessoa infectada para a pessoa saudável. As gastrointestinais também têm essa forma de transmissão além da transmissão fecal-oral. Nos dois casos podem ser transmitidas através de objetos ou alimentos contaminados.

O quadro surge habitualmente 48 horas depois da contaminação e o paciente fica por até 10 dias eliminando o vírus nas fezes. Os sintomas duram de 12 a 60 horas.

Mantenha os hábitos de higiene
Muitas das viroses são transmitidas através do contato com outras pessoas doentes, seja por gotículas da saliva ou do nariz. Além disso, o contato oro fecal também pode acontecer, fazendo com que o hospedeiro entre em contato.

A maior parte das viroses é transmitida via gotículas espalhadas pelo ar ou em superfícies contaminadas, nas quais podemos passar a mão e, então, levar à boca, nariz e olhos. {Por isso que é bom sempre manter o álcool em gel na bolsa ou mochila}.

Porém, vale lembrar que as viroses são mais leves e passam em alguns dias, reduzindo a intensidade logo nas primeiras 72 horas. Caso o quadro piore nesse período ou não ofereça melhora em cerca de 10 dias, pode ser necessário passar por nova avaliação médica para garantir o bem-estar do paciente.

É indicado ainda dar preferência ao consumo de carnes brancas (frango, peru ou peixes) e frutas e vegetais sem casca. A orientação de evitar fibras neste período é para não piorar os quadros de diarreia.

Esses dois males têm muitos sintomas em comum: enjoo, vômito, diarreia, febre, calafrios e dor de barriga e músculos. Mas há algumas diferenças e é bem possível percebê-las. Uma delas está na febre, que aparece só em alguns casos. Na virose, ela é mais baixa; na intoxicação, é mais alta e pode durar alguns dias.

O recomendado como tratamento para viroses é o repouso e, principalmente, a hidratação. Isso porque entre os principais sintomas da virose está a perda de líquido, seja por diarreia ou vômito.

Da seguinte maneira:

  • gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. ...
  • gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue. ...
  • gastroenterite parasitária: desencadeia diarreia subaguda e, em alguns casos, crônica.

São infecções causadas principalmente pelo enterovírus, que causa uma inflamação e é transmissível pelo contato com superfícies, águas e alimentos.

A transmissão acontece com facilidade porque este tipo de vírus é transmitido por gotículas da boca ou nariz ou contato com as fezes de pessoas com a doença. Ou seja, pelo contato oral-fecal. Basicamente, quando em contato com a boca, mãos, objetos ou alimentos contaminados são meios de transmissão da doença.