Quanto tempo leva para matar a H. pylori?

Perguntado por: amoreira2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

A duração do tratamento de erradicação do H. pylori deve ser de 14 dias, conforme as mais recentes diretrizes, tanto brasileira como internacionais, especialmente nos esquemas tríplices, compostos por dois antibióticos e um inibidor de bomba de prótons (IBP).

Exames de histologia, teste respiratório com ureia marcada, teste de antígeno fecal e sorologia também são indicados para a detecção da bactéria. Normalmente, o tratamento envolve a prescrição de antibióticos e, após isso, é realizado um novo exame para verificar se a bactéria foi mesmo eliminada.

pylori é feito com medicação específica e antibióticos. “Em todo tratamento com antibiótico nós esperamos pelo menos 48h para que possa haver efeito.

Pylori: dor intensa no estômago é um dos sintomas da infecção por essa bactéria. Helicobacter pylori, também conhecida como H. pylori, é uma bactéria encontrada no estômago de muitas pessoas e que, nelas, costuma não apresentar sintomas.

A contaminação pela bactéria H. pylori também aumenta o risco de câncer de estômago. Quando ela se instala dentro do órgão pode causar gastrite e úlceras. E, em alguns casos, provoca um processo inflamatório crônico, que aumenta o risco de aparecimento deste tipo de tumor.

Quando se inicia o uso de um antibiótico o doente geralmente apresenta sintomas como dor e febre. Com a tomada das primeiras doses as bactérias mais frágeis começam a ser eliminadas e os sintomas melhoram.

- A resposta ao tratamento com antibióticos normalmente é vista em uma semana; mas com o exame da PCR podemos saber isto em até 72h.

“É possível eliminá-la com o tratamento medicamentoso a base de antibióticos e medicamentos inibidores da bomba de prótons, utilizados de forma contínua por 14 dias”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. De acordo com o especialista, a primeira opção de tratamento consegue eliminar totalmente a H.

pylori — Terapia de claritromicina + lansoprazol e amoxicilina:

  • Erradicação de H. pylori para reduzir o risco de recorrência de úlcera duodenal. ...
  • Terapia tripla. Claritromicina 500mg duas vezes ao dia + lansoprazol a 30mg duas vezes ao dia + amoxicilina a 1000mg duas vezes ao dia.

Também devemos evitar doces concentrados, frituras e alimentos gordurosos, molhos e condimentos ácidos ou picantes, enlatados e conservas”, recomenda a gastroenterologista Amanda Medeiros.

Dessa forma, os sintomas de H. pylori são gerados pelas doenças que a infecção pode causar, e os sinais de alerta são: sensação de distensão abdominal (barriga inchada);

A H. pylori provoca as gastrites crônicas, e por causa das lesões estomacais, aumenta o risco de desenvolver câncer de estômago em longo prazo. Tudo isso porque essa bactéria provoca uma elevação na produção do ácido gástrico, afetando as defesas naturais da mucosa estomacal.

Alimentos ricos em probióticos: como o iogurte natural, ajudam a eliminar a bactéria do estômago. Tomilho e gengibre: têm propriedades antibacterianas. Banana e batata: ajudam a controlar a acidez e reduzir o desconforto gástrico.

Muitas pessoas, no entanto, convivem com a H. pylori e não apresentam sintomas. “Quando essa bactéria provoca um processo inflamatório crônico, isso aumenta o risco de aparecimento de câncer de estômago”, explica o oncologista do hospital A Beneficência Portuguesa Felipe Moraes Toledo Pereira.

QUAIS OS SINTOMAS? Na maioria dos casos, as pessoas infectadas pela H. pylori não apresentam sintomas. Porém, algumas delas podem sofrer com enjoos, perda de peso, indigestão, azia e, até mesmo, gastrite.

pylori podem reaparecer.