Por que a vacina BCG deixa marca?
A famosa marca é resultante de uma reação do corpo à vacina BCG, administrada em recém-nascidos preferencialmente antes do bebê deixar a maternidade. É por causa dessa vacina que os casos graves de tuberculose são bem mais raros hoje em dia.
Por que BCG deixa cicatriz
Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a pequena cicatriz que se forma no braço direito da pessoa imunizada é uma reação natural do corpo ao bacilo de Calmette-Guérin (sobrenomes dos médicos que desenvolveram a vacina, por isso o nome BCG) que compõe a vacina para estimular a imunização.
Quanto tempo fica a marca da BCG
Evolução – Após mais ou menos 3 semanas o local começa a ficar vermelho e, possivelmente, formará uma ferida (com ou sem pus) que poderá demorar até 3 meses para cicatrizar (ferida abre, aparenta cicatriz, abre novamente).
Porque a vacina BCG tem que inflamar
Muitas pessoas têm a cicatriz no braço por conta da aplicação da vacina BCG. Essa marquinha ocorre por conta da inflamação que gera no local da aplicação da vacina, em algumas pessoas. E, é justamente essa inflamação que faz com que exista a marquinha da vacina.
O que fazer quando não fica a marca da vacina BCG
A OMS afirma que a ausência da cicatriz não é indicativo de falta de proteção. Ainda de acordo com a entidade, inexistem ou há poucas evidências de que a repetição traga benefício adicional.
Quem já tomou a vacina BCG pode pegar tuberculose
Clóvis explica que quando se passa da fase infantil, a pessoa que tomou a BCG pode ser diagnosticada com tuberculose, mas a secundária, que também é conhecida como tuberculose pulmonar. Essa é a forma mais amena da doença.
O que acontece se tomar BCG duas vezes no mesmo dia
Os resultados da pesquisa mostraram que a segunda dose não traz nenhum benefício adicional no combate à doença. Segundo Jandira Lemos, o estudo reuniu grandes especialistas em imunização no país.
Quais os efeitos colaterais da vacina BCG
Em alguns casos as reações à vacina BCG evoluem mais lentamente e são mais brandas, podendo demorar até 6 meses para a formação da cicatriz vacinal. O paciente também pode sentir febre, calafrios, mal-estar, dores musculares e aumento nos gânglios ou abscessos na pele e nas axilas.
O que tem na vacina BCG
O que previne: Tuberculose – principalmente as formas graves, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar (espalhada pelo corpo). Do que é feita: É composta pelo bacilo de Calmette-Guérin – origem do nome BCG – obtido pela atenuação (enfraquecimento) de uma das bactérias que causam a tuberculose.
Quando a BCG estoura
Qual a reação da vacina BCG? Após alguns dias, a ferida se fecha e deixa uma pequena cicatriz arredondada no local. Esta reação é normal e demora em média um mês para se completar, mas há casos em que a ferida demora um pouco mais para evoluir. Não se deve espremer a lesão ou realizar curativo local.
É normal a BCG inflamar depois de 2 meses
1) Um pequeno nódulo vermelho pode se desenvolver, geralmente contendo pus, com descamação e formação de bolhas no local. É bastante normal que vaze um líquido pegajoso na área. Podem levar semanas ou meses para a cicatrização completa, por isso não se desespere!
Como fica o braço do bebê depois da BCG
A reação mais comum é justamente a “marquinha” no braço – uma cicatriz de até um centímetro de diâmetro aparece no local da aplicação. Inicialmente, a área fica vermelha e inchada. Uma pequena úlcera pode se formar, liberando secreção, mas que costuma ir embora em aproximadamente 12 semanas.
Pode dar banho no bebê depois de tomar vacina
Banho: deve-se fazer do banho o momento mais prazeroso possível para a mãe e para o bebê. Promover o banho na banheira, colocando água morna (temperatura observada pelo antebraço) para não ter risco de causar queimadura no corpo do bebê, cobrindo o corpo. Iniciar lavando o rostinho com água.
Como saber se meu bebê tomou a vacina BCG
A vacina BCG quase sempre deixa uma cicatriz característica, com até 1 cm de diâmetro, no local em que foi aplicada – como rotina, no braço direito. Essa reação é esperada!
Quantas vezes tem que tomar a vacina BCG
Até os dias atuais, a vacina é o único tipo de imunização contra a doença e deve ser tomada em dose única, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ou até quatro anos de idade, se a criança nunca tiver sido vacinada.
Pode repetir a vacina BCG
Administrar ao nascimento ou o mais precocemente possível. Criança que chega ao serviço, ainda não vacinada, poderá receber BCG se assintomática e sem sinais de imunodepressão. A revacinação não é indicada.