Quem tem H. pylori tem mau hálito?

Perguntado por: iguterres5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 9 votos

A H. pylori foi encontrada na boca de 6,4% delas. Os indivíduos infectados apresentaram uma concentração muito maior de gases que geram mau hálito – o sulfeto de hidrogênio e a metilmercaptana.

A maioria das pessoas infectadas pela H. pylori não apresenta sintomas. Porém, alguns pacientes podem sofrer com desconfortos estomacais, refluxo, mau hálito, arrotos, azia e problemas de digestão.

Quando o conteúdo do estômago, eventualmente, volta até a boca, seu odor também é ácido , assim como no arroto, muito diferente do cheiro característico do mau hálito, e dura poucos segundos, ao contrário ao odor da halitose, que pode persistir por períodos muito mais prolongados ou, até mesmo, ser constante.

Pesquisadores relataram na ScienceDaily, importante publicação científica no mundo, a confirmação de que a bactéria conhecida como Helicobacter pylori (H. pylori), que causa úlcera no estômago, pode causar mau hálito na boca.

Como acabar com o mau hálito? Veja 4 dicas práticas

  1. Evite ficar muitas horas sem comer. Ficar muitas horas sem comer pode ser a causa do mau hálito. ...
  2. Beba bastante água ao longo do dia. Manter-se hidratado também é fundamental para evitar o problema. ...
  3. Escove os dentes e use fio dental regularmente. ...
  4. Escove a língua.

Nesses casos, a melhor estratégia é visitar um dentista para lidar com essas questões, além de fazer uma boa higiene bucal. Limpar bem a língua com instrumentos apropriados é especialmente importante para conter o odor desagradável. A boca seca também contribui para o cheiro ruim.

Com o estômago vazio, há uma produção maior de suco gástrico, levando seus gases (e o odor) à boca. Alimentos com mais fibras também ajudam na limpeza bucal e, por isso, podem ser chamados de detergentes. É o caso das maçãs, da cenoura e do pepino, que, para ajudar na eliminação de bactérias, devem ser ingeridos crus.

Doença periodontal pode provocar o hálito de fezes na boca
Nessas condições, os tecidos da boca entram em estado de putrefação e as bactérias — que produzem os cheiros ruins, através dos componentes sulfatados — se concentram no local.

Chá de gengibre
Tudo isso graças às suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, que cuidam da boca e do sistema digestivo — condições digestivas também podem causar halitose. Para preparar o chá é preciso de um pedaço em rodela de 1cm de gengibre e uma xícara de água fervente.

Exames de histologia, teste respiratório com ureia marcada, teste de antígeno fecal e sorologia também são indicados para a detecção da bactéria. Normalmente, o tratamento envolve a prescrição de antibióticos e, após isso, é realizado um novo exame para verificar se a bactéria foi mesmo eliminada.

Alimentos ricos em zinco: carnes magras, gérmen de trigo e grãos integrais facilitam a cicatrização de úlceras e reduzem a inflamação no estômago. Alimentos ricos em probióticos: como o iogurte natural, ajudam a eliminar a bactéria do estômago. Tomilho e gengibre: têm propriedades antibacterianas.