Qual é a função da vacina BCG?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

A vacina BCG protege contra a tuberculose – doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Foi criada em 1.921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome BCG. A doença não afeta apenas os pulmões mas, também, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

A vacina BCG protege contra formas graves da tuberculose, uma doença contagiosa que afeta os pulmões, mas também ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

O imunizante foi fruto de uma longa pesquisa dos franceses Léon Calmette e Alphonse Guérin. Eles atenuaram uma bactéria, batizada de Bacilo de Calmette e Guérin (por isso, a sigla BCG), e anunciaram, naquele 1º de julho de 1921, uma forma de debelar o bacilo de Koch, causador da tuberculose.

A imunização é o processo pelo qual uma pessoa se torna resistente a uma doença, quer através do contacto com certas doenças, quer através da administração de uma vacina. As vacinas estimulam o sistema imunitário do organismo a proteger a pessoa contra infecções ou doenças.

O esquema de vacinação é em dose única, o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade. Na rotina, a vacina é destinada a crianças na faixa etária de 0 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a pequena cicatriz que se forma no braço direito da pessoa imunizada é uma reação natural do corpo ao bacilo de Calmette-Guérin (sobrenomes dos médicos que desenvolveram a vacina, por isso o nome BCG) que compõe a vacina para estimular a imunização.

Clóvis explica que quando se passa da fase infantil, a pessoa que tomou a BCG pode ser diagnosticada com tuberculose, mas a secundária, que também é conhecida como tuberculose pulmonar. Essa é a forma mais amena da doença.

A vacina BCG protege contra a tuberculose – doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Foi criada em 1.921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome BCG. A doença não afeta apenas os pulmões mas, também, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Até os dias atuais, a vacina é o único tipo de imunização contra a doença e deve ser tomada em dose única, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ou até quatro anos de idade, se a criança nunca tiver sido vacinada.

A baixa resistência do organismo também pode facilitar o desenvolvimento da enfermidade. Dentre os sintomas, observa-se tosse seca, emagrecimento, fraqueza e falta de apetite. O tratamento é feito por meio de remédios durante seis meses. Mesmo se os sintomas desaparecerem, é preciso continuar até o final.

As 5 vacinas indispensáveis para cuidar da saúde da família

  • Febre amarela.
  • Gripe.
  • Hepatites A e B.
  • HPV.
  • Tríplice bacteriana.

Com o objetivo de fortalecer o sistema imunológico, as vacinas estimulam a produção de anticorpos que combatem agentes infecciosos – como vírus e bactérias – e evitam o adoecimento.

Tipos de imunização

  • Imunização ativa.
  • Imunização passiva.

QUANTO TEMPO DURA A PROTEÇÃO? A duração da proteção varia. Portanto, se sabe que a proteção é maior nos primeiros 3 anos de vida, mas não há evidências de que a proteção seja superior a 15 anos.

Os resultados da pesquisa mostraram que a segunda dose não traz nenhum benefício adicional no combate à doença. Segundo Jandira Lemos, o estudo reuniu grandes especialistas em imunização no país.

Por isso, é provável que, caso você tenha mais de 25 anos de idade, tenha duas marquinhas em seu braço, enquanto os mais novos tenham só uma. Caso a vacina seja administrada com uma micro agulha, apelidada de carimbo, não deixa a famosa cicatriz.