O que a Bíblia diz sobre a lepra?
Para os hebreus a lepra, como era chamada, era considerada uma maldição, um castigo divino, citada inclusive pela bíblia. O estigma, a discriminação com a doença e com quem sofre a ação em seu corpo, foram construídos pela associação do termo lepra às deformidades causadas ao paciente.
O que a Bíblia diz sobre os leprosos
Dizia-se no tempo de Jesus: "Quatro categorias de pessoas são equiparadas a um morto: o pobre, o leproso, o cego e quem não têm filhos". Os leprosos não podiam aproximar-se das cidades e os lugares onde eles moravam; eram considerados impuros, como os cemitérios.
O que significa a lepra nos tempos de Jesus
Nos tempos de Jesus a lepra era a mesma coisa que a morte.
Quem foi o primeiro leproso da Bíblia
Segundo relato bíblico, Naamã foi um conhecido general sírio que contraiu lepra e acabou se curando graças a um milagre realizado pelo profeta Eliseu.
O que causava a lepra no Antigo Testamento
Entre os hebreus, o diagnóstico da lepra não estava a cargo dos médicos e sim dos sacerdotes. Ela era considerada evidência de pecado, que se traduzia tanto na corrupção da carne como na do espírito – não raro, era vista como expressão de um castigo divino.
Porque a lepra era considerada um símbolo do pecado
Para os hebreus a lepra, como era chamada, era considerada uma maldição, um castigo divino, citada inclusive pela bíblia. O estigma, a discriminação com a doença e com quem sofre a ação em seu corpo, foram construídos pela associação do termo lepra às deformidades causadas ao paciente.
Como se chama a lepra nos dias de hoje
Também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, a hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae.
Como era tratado os leprosos na época de Jesus
Ele sabia que Jesus tinha o poder de curar todos os doentes. Acreditava que Jesus poderia curá-lo. Jesus tocou o leproso e disse: “Sê limpo” (Marcos 1:41). Logo depois dessas palavras de Jesus, o homem foi curado.
O que podemos aprender com a cura do leproso
Muito embora a sua situação fosse irreversível aos olhos humanos, o leproso tinha fé suficiente para entender que para Jesus tudo era possível. Aprendemos com esse episódio, que devemos também ter uma fé viva e verdadeira em Jesus, se queremos experimentar os seus milagres.
Qual o nome do leproso que foi curado por Jesus
Simão
Simão, o Leproso, é uma pessoa mencionada em Mateus 26 e Marcos 14. Segundo as narrativas no evangelhos, Jesus visitou a casa de Simão em Betânia e foi ali que uma mulher derrama um caro perfume sobre a cabeça de Jesus. Moravam também em Betânia Maria, Marta e Lázaro.
O que causa a lepra
A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.
Qual é a origem da lepra
Acredita-se que a doença tenha surgido no Oriente e se espalhado pelo mundo por tribos nômades ou por navegadores, como os fenícios. Também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, antigamente a enfermidade era associada ao pecado, à impureza, à desonra.