Quem faz hemodiálise pode tomar coca?

Perguntado por: sdrumond . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 8 votos

Paciente renal pode tomar refrigerante? É melhor não!

As bebidas gaseificadas não causam danos aos rins. Mas se você tem doença renal ou tendência a desenvolver pedras nos rins, como em todas as condições de saúde, é sempre indicado consultar um profissional especializado ou o seu médico.

Geralmente, a recomendação é que os indivíduos que possuem insuficiência renal bebam cerca de 2 a 3 copos de 200ml contendo água ou outro líquido (que não seja prejudicial para a saúde do paciente), somando ao volume de urina eliminado no dia.

Alerta nutricional
Os maiores inimigos de quem faz hemodiálise são os excessos de fósforo e de potássio, além dos conservantes presentes em alimentos industrializados como presunto, mortadela e outros embutidos.

E o peso, como funciona na hemodiálise? Lembre - se: A restrição líquida engloba água, leite, suco, chá, café, sopa, caldo, iogurte, gelatina e todos os alimentos que têm, em sua composição, grande quantidade de água, principalmente frutas (ex: melancia, melão, abacaxi), verduras e legumes.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

Um estudo mostrou como o tipo de açúcar usado nestas bebidas aparentemente aumenta os níves de sal no sangue. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail. Um segundo estudo mostrou também que este tipo de bebida faz com que os rins lutem muito para se livrar do excesso de proeteína no corpo.

Na maioria das sessões de hemodiálise o paciente não sentirá nada, mas algumas vezes, pode ocorrer queda da pressão arterial, câimbras ou dor de cabeça. Por estes motivos, a sessão deve ser sempre realizada na presença de um médico e uma equipe de enfermagem.

A insuficiência renal crônica é um problema que pode ser tratado. A abordagem é adequada à necessidade de cada pessoa, podendo trazer bons resultados na remissão dos sintomas e na prevenção do avanço da doença. No entanto, a perda da função dos rins não pode ser revertida.

O paciente em hemodiálise poderá conduzir sua vida normalmente, mas isso irá depender do estado clínico de cada um. A pessoa que apresenta boas condições pode trabalhar e ter uma vida social normal, desde que considere e cumpre com as recomendações médicas e horário das sessões do tratamento.

Embutidos (salsicha, mortadela, linguiça, salame, presunto); Oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes);

Prefira as frutas pobres em potássio, como: abacaxi, ameixa, banana maçã, laranja lima, maçã, mamão, manga, melancia, morango, pêra e pêssego. Abacaxi, maçã, melancia e pêssego são frutas com pouco potássio.

“Por conter ingredientes tóxicos, o ideal é que o álcool seja evitado por pacientes com essas condições, ou só deva ser administrado após liberação exclusiva de um médico especialista, evitando o agravamento das patologias ou o surgimento de novos problemas renais”, alerta a nefrologista Ângela Santos, da Uninefron.