O que causa o câncer do colo do útero?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 10 votos

O câncer do colo do útero é causado por infecção sexualmente adquirida com certos tipos de HPV. Dois tipos de HPV (16 e 18) causam 70% dos cânceres do colo do útero e lesões pré-cancerosas. Também há evidências científicas que relacionam o HPV com cânceres do ânus, vulva, vagina, pênis e orofaringe.

Desta forma, o tabagismo, a iniciação sexual precoce, a multiplicidade de parceiros sexuais, a multiparidade e o uso de contraceptivos orais são considerados fatores de risco para o desenvolvimento de câncer do colo do útero (INTERNATIONAL COLLABORATION OF EPIDEMIOLOGICAL STUDIES OF CERVICAL CANCER, 2007; 2009) .

Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer são: atividade física, tabagismo, alimentação, peso corporal, hábitos sexuais, fatores ocupacionais, bebidas alcoólicas, exposição solar, radiações e medicamentos.

Sinais e Sintomas do Câncer do Colo do Útero

  • Sangramento vaginal anormal.
  • Sangramento menstrual mais prolongado que o habitual.
  • Secreção vaginal incomum, com um pouco de sangue.
  • Sangramento após a menopausa.
  • Sangramento após a relação sexual.
  • Dor durante a relação sexual.
  • Dor na região pélvica.

Quando é descoberto na fase inicial, o câncer do colo do útero tem 100% de chances de cura. Veja quais as formas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer do colo do útero e a quais sinais ficar atenta para procurar o médico.

Sintomas que precisam ser investigados:
Sangramento e secreção vaginal anormal; Dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais; Sangramento menstrual mais prolongado; Sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

No início, o câncer de colo de útero geralmente não apresenta sintomas, tornando-o difícil de detectar. Porém, em alguns casos, as pessoas sentem algumas dores antes da doença se espalhar, sendo uma delas na parte inferior das costas ou na pélvis.

Para isso, os cientistas analisaram dados de 320 mil pessoas na Holanda, Reino Unido, Noruega e Canadá. Os resultados afastaram completamente a teoria de que estar triste, com depressão ou ansiedade poderia aumentar o risco de desenvolver tumores.

O consumo de tabaco e de álcool, uma dieta pouco saudável e a inatividade física são os principais fatores de risco para o câncer em todo o mundo.

A principal teoria, no momento, é que pessoas mais altas têm mais células que podem se tornar cancerígenas. Os níveis de hormônio, outras doenças e o fato de as pessoas serem mais ricas ou mais pobres quando crianças, por sua vez, podem influenciar na altura e, portanto, ter impacto sobre o risco de desenvolver câncer.

O câncer de colo de útero, também chamado de câncer cervical/colo uterino ou cérvix uterino, é caracterizado pela presença de um ou mais tumores malignos no colo do útero das mulheres. É uma doença perigosa porque pode levar a pessoa à morte, mas possui 100% de chance de cura se for descoberta em sua fase inicial.

A ultrassonografia transvaginal geralmente é o primeiro exame pedido em caso de suspeita de câncer de endométrio.